A Confederação Asiática de Futebol (AFC, na sigla em inglês) divulgou nesta sexta-feira a lista de candidatos para concorrer a três novas vagas no Conselho da Fifa. As eleições serão realizadas em 27 de setembro, em Goa, na Índia, em congresso extraordinário da AFC.

Sete nomes foram inicialmente sugeridos pela AFC e todos acabaram aprovados pelo Comitê de Revisão da Fifa. “Os candidatos que haviam sido indicados para a eleição do Conselho da Fifa atingiram os requisitos de elegibilidade”, informou a confederação nesta sexta-feira.

Para as duas vagas masculinas no conselho, os candidatos são Ali Kafashian Naeni, do Irã, Saoud A.Aziz Al-Mohannadi, do Catar, Zainudin Nordin, de Cingapura, e Zhang Jian, que é secretário-geral da Federação de Futebol da China. A candidatura de Jian é apontada como uma tentativa chinesa de aumentar sua influência na Fifa.

Já para a vaga feminina no conselho competem Mahfuza Ahkter, de Bangladesh, Han Un Gyong, da Coreia do Norte, e a australiana Moya Dodd, uma ex-jogadora que se tornou em 2013 membro do antigo Comitê Executivo da Fifa.