Foto: Valquir Aureliano/O Estado

Danilo, Cristian e João Leonardo formam a base do sistema
defensivo do Atlético esta noite.

continua após a publicidade

Foram 37 dias de descanso durante a Copa do Mundo. Agora, consideravelmente reformulado, o Atlético reinicia a batalha do Brasileiro tentando manter a boa fase que vivia no instante da interrupção. O primeiro dos 28 desafios do ?segundo tempo? do Nacional é o Fortaleza, hoje, às 19h30, na Baixada.

Da última partida para cá o time sofreu várias alterações – a começar pelo sistema tático. O 3-5-2 sai de cena pela ausência dos então titulares Paulo André, vendido ao Le Mans, da França, e Alex, suspenso com três cartões amarelos. Sem muitas opções para o setor, Givanildo de Oliveira escala uma dupla de zagueiros (Danilo e João Leonardo). ?Subimos de produção com o 3-5-2, o time ficou mais ofensivo. Mudamos pela necessidade, mas não vejo problemas em jogar com dois zagueiros?, disse o técnico.

No meio-campo, Alan Bahia e Fabrício, que enfrentaram o Palmeiras na 10.ª rodada, também não reencontram de imediato a torcida. O primeiro, suspenso, dá lugar a Cristian – outra opção seria Marcelo Silva, contratado pouco antes da Copa, mas que ainda não recuperou a forma após sofrer lesão muscular na coxa. Fabrício está contundido e cede lugar para Evandro.

Com a mudança tática, a vaga adicional no meio-campo será preenchida por Ferreira, que atuou como avante no jogo que antecedeu a Copa. Assim, o ataque, que teve Ferreira e Dênis Marques diante do Porco, será totalmente renovado. Pedro Oldoni, que naquela partida ainda se recuperava de lesão, volta ao time no lugar de Dênis.

continua após a publicidade

O outro posto tinha um dono certo: Dagoberto, titular na maioria dos treinos da intertemporada. Mas um dia antes de a briga pela renovação do contrato ganhar os tribunais, o jogador foi sacado do time sem maiores explicações. Ele sequer compõe o banco de reservas na partida de hoje.

Herrera foi a primeira opção de Givanildo, mas o colombiano não teve bom rendimento nos treinos. Neto Baiano, 23 anos, que veio do Paulista de Jundiaí, foi o titular no coletivo de terça-feira e deve estrear com a camisa rubro-negra – que, por sinal, ganhou um novo modelo a ser inaugurado contra o time cearense.

continua após a publicidade

Dagoberto? Nem no banco

No treino do dia 4, Givanildo de Oliveira abraçou Dagoberto, conversou alguns minutos e sequer o escalou para o coletivo. O jogador e seus procuradores afirmam que, naquele momento, o técnico alegava ordens superiores para sacá-lo da equipe. No dia seguinte, o clube conseguiria na Justiça estender o contrato do jogador em 250 dias, mas o presidente Fleury argumentava que Dago fazia parte do elenco e estava liberado para jogar.

Sobrou para Givanildo a espinhosa tarefa de explicar o inexplicável. O técnico apelou para o ?psicológico? para excluir o atleta até do banco de reservas contra o Fortaleza. ?Estou atento à cabeça do jogador. Tenho que me preocupar com ele, como iria reagir diante da torcida na Arena. É impossível toda essa questão jurídica não mexer com ele?, justificou o técnico. (CS)

Michel é a novidade

O Atlético apresentou oficialmente ontem o lateral-esquerdo Michel, 25 anos. O jogador, revelado pelo Atlético-MG, defendeu o Standard Liège (Bélgica) nas duas últimas temporadas e assinou contrato de três anos com o Furacão. ?É um dos três maiores clubes do Brasil. Espero fazer um trabalho à altura?, disse o lateral, que também passou pela seleção brasileira sub-23. Michel só poderá estrear em 3 de agosto, quando a CBF libera a janela para inscrição de atletas oriundos de times do exterior. (CS)

CAMPEONATO BRASILEIRO

ATLÉTICO x FORTALEZA

Atlético

Cléber; Jancarlos, Danilo, João Leonardo e Moreno; Erandir, Cristian, Evandro e Ferreira; Neto Baiano (Herrera) e Pedro Oldoni. Técnico: Givanildo de Oliveira

Fortaleza

Márcio; Ivan, Alan, Gláuber e Mazinho Lima; Dude, Wendel, Jorge Mutt e André Cunha; Finazzi e Michel. Técnico: Hélio dos Anjos

Súmula

Local: Joaquim Américo

Horário: 19h30

Árbitro: José Henrique de Carvalho (SP)

Assistentes: Evandro Luís Silveira e Márcio Luiz Augusto (SP)