Furacão pode ficar a um passo da Libertadores

Uma vitória no duelo de hoje, contra o Criciúma, às 21h, no estádio Heriberto Hulse, pode deixar o Atlético muito perto de conquistar uma vaga na Libertadores da América do ano que vem – via Campeonato Brasileiro. Porém, além das dificuldades que vai encontrar diante de uma equipe que luta contra o rebaixamento, o Furacão pode esbarrar nos seus próprios obstáculos neste compromisso. A questão é que o técnico Vagner Mancini, já pensando na decisão da Copa do Brasil, quarta-feira que vem, diante do Flamengo, vai colocar em campo um time misto. Mas o objetivo é que o Rubro-Negro mantenha pelo menos a vantagem de 4 pontos para o Grêmio (3.º colocado do Brasileirão).

O setor defensivo atleticano é o que deve sofrer o maior número de alterações para o duelo no interior de Santa Catarina. As duas laterais não terão seus titulares. Na direita, Léo, poupado, e que também está fora das duas partidas decisivas da Copa do Brasil, nem viajou com a delegação. Com isso, Jonas, que vai atuar na finalíssima diante do Flamengo, deve usar essa partida para pegar mais ritmo de jogo.

Na esquerda, o volante Juninho vai atuar mais uma vez improvisado, já que o lateral-esquerdo Pedro Botelho segue em fase final de recuperação de uma lesão muscular na coxa esquerda. Na zaga, o zagueiro Manoel, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, está fora do jogo. Assim, Dráusio está confirmado na equipe e formará dupla ao lado do zagueiro Luiz Alberto.

O setor de contenção do Furacão não deverá mudar em relação à goleada por 3 x 0 aplicada sobre o São Paulo, no domingo passado, na Vila Capanema, e será formado pelos volantes Bruno Silva e João Paulo. Na criação, a baixa ficará por conta do meio-campo Éverton, que será poupado pelo treinador atleticano do duelo contra o Tigre. Com isso, a dúvida que fica é de quem será o companheiro do maestro Paulo Baier. Brigam pela posição os meio-campistas Zezinho e Fran Mérida.

O ataque atleticano, que depois de um período de instabilidade dentro do Campeonato Brasileiro voltou a funcionar diante do São Paulo, terá uma dupla diferente para o duelo em Criciúma, já que Éderson e Marcelo estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Uma das vagas já foi confirmada pelo técnico Vagner Mancini, que garantiu o atacante Dellatorre entre os titulares.

A outra vaga no ataque atleticano ainda é uma incógnita e a escolha do técnico Vagner Mancini pode ter relação com a decisão que o Atlético terá pela frente diante do Flamengo, pela Copa do Brasil. Como o atacante Roger já atuou pelo torneio nacional defendendo o Sport, Ciro tem sido utilizado nas partidas recentes.

Criciúma

A vitória por 1 x 0 sobre o Náutico, em Recife, no domingo, deu novo ânimo ao Criciúma na luta para fugir do rebaixamento. O Tigre está a um ponto do Vasco – primeiro time fora da zona da degola. O técnico Argel Fucks não terá nenhuma baixa para encarar o Furacão e contará com o Heriberto Hulse completamente lotado, já que a diretoria do time catarinense fez uma promoção de ingressos para o duelo contra o Atlético. Uma das novidades será o lateral-esquerdo Marlon, que volta ao time depois de cumprir suspensão.

No meio-campo, o volante Serginho, recuperado de lesão, deve voltar ao time titular e substituir Henik. Na mesma situação está o armador Morais, mas o jogador deve ficar como opção para o decorrer da partida. Já os meio-campistas Ricardinho e Ivo devem ser mantidos no setor de criação do Criciúma.