O Atlético enfrenta o ASA hoje, às 21h50, em Arapiraca-AL, já com o lado emocional trabalhado e a teoria sobre o jogo na ponta da língua. Agora, precisa apenas colocar em prática o que foi planejado para vencer o adversário e alçar voo rumo à Série A de 2013. Trata-se de um jogo em que a partida do São Caetano, que entre em campo às 19h30, terá influencia direta no desempenho rubro-negro. Se o concorrente direto vencer o Boa Esporte, só a vitória interessará ao Furacão para que ele se mantenha com vantagem de pontos. Caso não dê, um empate não pode ser descartado.

continua após a publicidade

Os jogadores, no entanto, garantem não estar focados no resultado do São Caetano, mas sim em fazer uma partida de erro zero e superar a pressão. “O poder de manobra, agora, está cada vez mais afunilado. Isso que eu acho que cria uma situação de apreensão, de tensão maior”, reconhece o técnico Ricardo Drubscky. Mas o treinador acredita que o time está bem preparado para encarar esses desafios, que ganham peso ainda maior pelo fato de a Série B estar a três rodadas do seu encerramento e com o clube muito próximo de confirmar o retorno à Primeira Divisão.

Isso, segundo ele, fará as cobranças dentro do próprio grupo serem maiores. “Estamos vindo, desde o início desta arrancada, com a possibilidade de erro zero. Então, não vai alterar muito a nossa maneira de trabalhar. Por estar afunilando, a gente vai cobrar um pouco mais de atenção e concentração. Mas é uma situação à qual estamos acostumados desde o começo da competição”, diz Drubscky.

O recado já foi entendido e os jogadores pregam a mesma necessidade de manter a concentração e a atenção em alta. Qualquer descuido neste momento pode ser crucial para o futuro do time. “Não é momento de se abalar. É momento de atenção, de final de campeonato. A atenção tem que ser redobrada porque um erro pode fazer a diferença”, reforça o volante Derley, que será o substituto de Deivid, no meio-campo.

continua após a publicidade

Nesta reta final, outro tema que aparece com frequência é a famosa “mala branca” -provável incentivo financeiro do São Caetano para o time alagoano – , mas para Derley isso não pode ser levado em consideração pelo Furacão, que também tem motivos de sobra para não deixar o ASA crescer na partida. “A motivação tem que estar do nosso lado, assim como a obrigação para poder escrever o nome na história e dar este tão sonhado acesso para o clube, para a torcida e para nós mesmos. Vai ser superimportante conquistar este acesso. Então, a nossa motivação tem que ser maior”, explica o jogador.

ASA

continua após a publicidade

O ASA já não tem mais pretensões reais na Série B. Com o clube livre do risco de rebaixamento e sem chances de chegar ao G4, o diretor de futebol Marcelo Jesus assegura que a conquista de pontos é importante e também não afasta a possibilidade de recebimento de “mala branca” vinda de outros clubes interessados num tropeço do Atlético hoje à noite. “Isso é tratado direto com os jogadores. Qualquer jogador gosta de dinheiro, mas se aparecer para a direção, não aceitamos não”, se esquivou o dirigente, que assegura que o time está focado em pontuar e mostrar “serviço” contra o Atlético. “Respeitamos o Atlético, por que sabemos que é uma grande equipe e tem que apresentar seu melhor diante de todo Brasil e é isso que o ASA vai fazer”, afirmou em entrevista à rádio 98FM.