Na quarta-feira, o Atlético registrou mais um novato, o meio-campo colombiano Deiner Córdoba, de 19 anos. O jogador vem para reforçar a equipe sub-23 – grupo de jogadores que ficam entre os juvenis e o time profissional, e que tem recebido grandes investimentos, porém não disputa nenhuma competição oficial. Em resumo, um time sem calendário passou a receber mais reforços do que a equipe que disputa os campeonatoas mais importantes pelo clube, como Estadual, Copa do Brasil e Série B do Brasileiro.

O clube não revela a lista completa de jogadores que fazem parte do sub-23, por considerar que a rotatividade é muito grande. Mas só no mês de maio já foram registrados quatro atletas. O quarteto de contratações está com os nomes publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Entre eles, o próprio Córdoba, que está no Furacão desde março e vinha treinando normalmente e participando de jogos da equipe sub-23.

Além do quarteto registrado este mês, é possível identificar pelo menos outros sete reforços, que tiveram os nomes citados pelo site oficial em textos sobre os amistosos realizados pela equipe. Já foram oito, com cinco vitórias e três empates, entre eles Laranja Mecânica, Carlópolis e São José. A partir de hoje, o sub-23 disputa um torneio contra Trieste, Andraus e o sub-23 do Internacional-RS.

Esse grupo também abriga jogadores sem espaço entre os profissionais, como Jenison e Pedro Oldoni. Até Nieto já passou por lá. A equipe serve também como um estaleiro para jogadores fora de forma ou que não estão nos planos da diretoria de futebol, como Santiago “Morro” García. Ou seja, enquanto o sub-23 ganha novos jogadores mensalmente – já foram 11 – o elenco principal não tem o mesmo investimento. Em cinco meses de temporada, foram apenas sete contratações, sendo duas delas agora em maio: os atacantes Fernandão e Tiago Adan.

Dos jogadores trazidos até agora, Apenas dois ganharam a confiança da torcida: Ligüera e Gabriel Marques, dupla indicada por Juan Ramon Carrasco. Já dos reforços para o sub-23, apenas Zezinho se firmou no time principal.