Furacão definirá seu acesso contra o Paraná Clube no sábado

A semana que inicia hoje e que poderia ser de comemoração e tranquilidade vai exigir ainda mais trabalho do Atlético, que contra o Paraná, no próximo sábado, aposta as últimas fichas na briga por uma vaga na Série A de 2013. Mas apenas um ponto separa o clube da Primeirona. No final de semana, o time perdeu a chance, não só de carimbar o acesso, como entrar na briga pelo título. O empate em 0 x 0 com o Criciúma forçou o Furacão a deixar a decisão do seu futuro para a última rodada.

Mas, o Atlético continua dependendo apenas de si. Terceira colocada, com 70 pontos, a equipe comandada por Ricardo Drubscky tem 94,2% de chances de subir, segundo o site Chance de Gol. O Furacão segue como principal candidato a uma das duas vagas que estão em disputa ainda, com Vitória e São Caetano como concorrentes. Goiás e Criciúma já se garantiram na elite do ano que vem.

Depois do Furacão, o Vitória, quarto colocado com os mesmos 70 pontos, aparece como segundo favorito, com 92,5% de chances, contra apenas 13,3% do São Caetano, que está na quinta posição e tem 68 pontos. Os dois rubro-negros têm ainda a vantagem de jogar em casa na rodada que fecha a Série B deste ano. O Vitória recebe o Ceará, que já não tem mais pretensões no campeonato. O São Caetano vai à Campinas enfrentar o Guarani, que ainda briga contra o rebaixamento.

 

O Furacão também aparece como favorito à vitória no clássico, pelo desempenho em casa e pela campanha que o Paraná fez como visitante. O Tricolor conquistou apenas 14 pontos fora de casa e tem o 7.º pior desempenho, com 25% de aproveitamento. Além disso, tem tido dificuldades para balançar as redes rivais quando está longe da Vila Capanema e tem média de 1 gol por jogo.

 

Ainda assim, a projeção atleticana é que, mesmo sem pretensões, o Paraná deve dar trabalho. Enfrentando mais uma crise financeira, com greve do elenco, uma vitória no clássico seria um presente para a torcida tricolor. Todos ingredientes para deixar o clássico ainda mais emocionante nesta rodada final.

Mas falar em vantagens e facilidades está proibido no CT do Caju.

Logo após o empate com o Criciúma, Ricardo já iniciou os alertas para os riscos de encarar o Paraná, pela invencibilidade de quatro anos, a crise financeira no adversário e a vantagem de jogar diante da torcida sejam garantias de vitória do Furacão.

“Será mais uma rodada de muita emoção, com possibilidades sendo criadas até o final. O Atlético e o Vitória jogarão em casa e o empate serve aos dois. Mas isso não nos ilude. Não vamos entrar achando que Atlético tem mais condições. Temos que chegar firme, com uma equipe que quer vencer”, destacou o treinador.