Fred quer receber dinheiro da transferência pro Lyon

Belo Horizonte – O atacante Fred entrou com processo na Justiça contra o Cruzeiro, seu ex-clube. Ele cobra 350 mil euros pela sua transferência para o Lyon, da França, em agosto passado.

A ação de execução foi protocolada anteontem, no Fórum Lafayette, em Belo Horizonte. Convocado para a seleção brasileira que fará dois amistosos em novembro, no Oriente Médio, Fred já tinha recorrido à Fifa para receber o dinheiro, mas a entidade se declarou incompetente para julgar a questão.

Fred tomou essa decisão porque se julga prejudicado financeiramente pelo clube mineiro. Na transferência, ele vendeu os 15% que detinha de seus direitos federativos ao Lyon, pelos quais receberia cerca de 3 milhões de euros. A diretoria do Cruzeiro, porém, decidiu descontar deste montante parte do contrato de cinco anos que ele havia assinado e deixou de cumprir.

Quando foi negociado, Fred estava há 13 meses no Cruzeiro, que repassou ao atleta 2,65 milhões de euros. Na ocasião, a diretoria cruzeirense também reteve um valor que é destinado ao clube que revela o jogador, alegando tratar-se de uma resolução da Fifa.

Em entrevista a um programa da TV mineira, Fred disse que está ?muito magoado? com o clube. ?Só sairia do Cruzeiro se fosse uma coisa muito boa para todo mundo e nós colocamos tudo no papel. Mas, na hora de cumprir, houve esse erro. Estou triste?, lamentou o atacante. ?Eu tinha uma admiração e um respeito muito grande pelo presidente do clube (Alvimar de Oliveira Costa) e isso me chateou bastante?.

O advogado de Fred, José Veríssimo e Silva Araújo, calcula uma dívida total reivindicada de R$ 2,7 milhões, que, segundo ele, deverão ser corrigidos até o julgamento do mérito.

O diretor de comunicação do Cruzeiro, Valdir Barbosa, revelou que o clube aguarda a citação oficial da Justiça para se defender.

Anteontem, Fred foi um dos 22 convocados pelo técnico Carlos Alberto Parreira para os dois amistosos que a seleção brasileira fará nos dias 12 e 15 de novembro. Os adversários serão os selecionados dos Emirados Árabes, em Abu Dhabi, e o All Star Team/Kwait Sport Club, na cidade do Kuwait.

Voltar ao topo