Valquir Aureliano/Arquivo
A partir da 4.ª rodada horários e locais serão divulgados.

A 3.ª rodada do Paranaense 2008, marcada para amanhã, será a última com locais e horários dos jogos marcados em cima da hora. Quem garante é a Federação Paranaense de Futebol (FPF), que a partir de agora promete marcar as partidas com antecedência.

continua após a publicidade

Somente ontem a FPF divulgou onde e quando serão os jogos da 3.ª rodada. Sete jogos estão marcados para amanhã e um para a noite de quinta-feira. A situação contraria o Estatuto do Torcedor, que estabelece que as partidas têm de estar marcadas, e os ingressos à venda, pelo menos 72 horas antes de a bola rolar.

Segundo o superintendente da FPF, Walter Xavier, problemas no Estádio José Gabardini, em Cambé, onde a Portuguesa enfrenta o Coritiba amanhã à tarde, impediram que a rodada fosse definida antes. ?Mais de 60 pessoas estavam trabalhando no estádio esta semana. Por isso tivemos que dar um tempo maior para eles se adequarem às exigências da comissão de vistorias?, explica.

Para Xavier, a indefinição nos locais das partidas nas primeiras rodadas só aconteceu porque a FPF está sendo rigorosa quanto às condições de segurança dos estádios. ?Antigamente, a federação costumava fazer vistas grossas e os clubes ficaram mal-acostumados. Este ano, endurecemos, para que as exigências fossem cumpridas a risca. Como as vistorias foram feitas em cima da hora, não houve tempo para que todos se adequassem?, justifica.

continua após a publicidade

Na primeira rodada, os estádios que apresentaram problemas foram o Albino Turbay, em Cianorte, e o Olímpico Regional, em Cascavel. Na segunda, foi a vez do Café, em Londrina, ser o responsável pelo atraso na confirmação dos jogos.

Com a maioria das exigências feitas pela comissão de vistorias, durante as inspeções realizadas em dezembro, já teriam sido cumpridas, a FPF garante que a confusão não irá se repetir. ?Eu e o Amilton Stival (vice-presidente) estamos elaborando a tabela das próximas três rodadas, já com locais e horários marcados?, diz Xavier.

continua após a publicidade

A adequação do horário dos jogos à programação da televisão foi outro problema que teria atrasado a divulgação da tabela. ?Agora, vamos mandar todos os detalhes da rodada com antecedência, para que eles possam se programar melhor?, conclui o superintendente da FPF.