Acenando com a possibilidade de nova fórmula de disputa no Estadual 2013, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) confirmou ontem a data de realização do arbitral do campeonato. Conforme edital de convocação para os 12 clubes credenciados a participar do torneio, a reunião que define a tabela e as finanças para os dois anos sequentes ocorre na próxima quarta-feira. Segundo a Tribuna detectou junto aos clubes, existe a possilidade de que uma fórmula semelhante a do Campeonato Carioca prevaleça.

Neste caso, as 12 equipes seriam divididas em dois grupos, com seis times cada um. No 1.º turno, os clubes jogariam dentro das chaves, com o primeiro e o segundo colocados de cada grupo indo para a semifinal, em forma de cruzamento olímpico. Quem vencer, faz a final do turno. O campeão já se garante na decisão do campeonato. No returno, zera tudo e as equipes de uma chave enfrentam as de outra chave. Igualmente classificam as duas melhores de cada grupo, indo para a semifinal. Quem vencer decide e o ganhador também assegura vaga na finalíssima. caso uma mesma equipe ganhe turno e returno, será declarada campeão estadual, sem a necessidade de uma decisão.

De acordo com o vice-presidente da FPF, Amilton Stival, conversas informais com os clubes já chegaram a ser realizadas para comentar a situação. No arbitral, porém, será dada a oportunidade para uma decisão definitiva sobre a fórmula de disputa do torneio. “Vamos consultar os clubes, para ver se querem fazer alguma modificação”, disse o dirigente. Participam do arbitral da proxima semana as seguintes equipes: Coritiba, Atlético, Paraná Clube, Cianorte, Londrina, Operário, Toledo, Paranavaí, Arapongas, Rio Branco, Nacional e J. Malucelli.