A Copa São Paulo de Futebol Júnior foi inflada a tal ponto que ficou inviável manter a tradicional fórmula com fase de grupos e cinco rodadas de mata-mata. Para conseguir colocar 112 times num torneio de 23 dias, a Federação Paulista de Futebol (FPF) inovou e criou um mata-mata que não elimina. Uma das equipes que for derrotada nas oitavas de final vai jogar as quartas mesmo assim.

continua após a publicidade

Pelo regulamento da Copinha 2016, serão 28 grupos, cada um deles com quatro equipes. Avançam os dois primeiros colocados, de forma que a primeira rodada de mata-mata terá 56 times. A segunda rodada será disputada por 28 equipes e as oitavas de final por 14. Para que as quartas de final tenham oito times foi criada a anomalia.

Pelo que aponta o regulamento da competição, a última vaga nas quartas será do time de “melhor campanha” entre os perdedores das oitavas de final, levando em consideração todas as fases anteriores do torneio.

Outra novidade é que a tabela da competição já aponta as possibilidades de cruzamento no mata-mata. Os times dos grupos 1 e 2 se enfrentam na segunda fase, voltam a jogar entre si na terceira, depois o vencedor joga contra o melhor dos grupos 3 a 4. Nas quartas, pega quem passar entre 5, 6, 7 e 8. Isso vale também do 9 a 16 e do 17 ao 24. O melhor dos grupos 25 a 28 joga nas quartas contra o derrotado de melhor campanha.

continua após a publicidade

Isso significa que Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos não podem se enfrentar antes das semifinais, a não ser que um deles seja derrotado nas oitavas e se mantenha vivo. A mesma regra vale para Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco. Grêmio e Inter estão no mesmo quadrante, que é diferente de Cruzeiro e Atlético-MG.