Nem bem terminou o Estadual de 2007, e a Federação Paranaense de Futebol – FPF já anuncia que está preparando o campeonato de 2008. O comunicado foi feito ontem pelo presidente da FPF – Onaireves Moura, que aproveitou também para fazer um balanço da competição ganha pelo Paranavaí.
Nos dados apresentados 478.360 torcedores pagaram para acompanhar os 150 jogos da competição, numa média de 3.189 torcedor por partida.
O Paranaense de 2006 teve uma média de público de 2.885 torcedores.
Ainda segundo os dados da FPF, a competição rendeu R$ 4.847.327,50.
Sobre o Estadual do próximo ano, Moura pretende convocar um arbitral ainda neste mês de maio para começar a preparar a competição. Conforme RDI publicada em março, a partir de 2008 até 2010, a FPF pretende diminuir de 16 para 12 os clubes que disputam a competição. A medida será implantada já no próximo ano, quando está previsto o descenso de quatro clubes e o acesso de apenas dois. ?Também vamos apresentar na reunião arbitral a proposta para que o campeonato aconteça no sistema de pontos corridos?, revelou Moura. ?Dessa forma, aumentará a importância dos jogos e a competitividade vai existir desde a 1.ª rodada?, disse o dirigente.
Neste ano, caíram para a Divisão de Acesso, a 2.ª Divisão de 2008, o Roma Apucarana e o Nacional de Rolândia. A Segundona do Paranaense deste ano entra nesta semana no returno.
O Francisco Beltrão, com 17 pontos, e o Toledo, com 15, brigam para subir. A Divisão de Acesso deste ano está sendo disputada por oito times.


