Não será por falta de tempo que os clubes do futebol paranaense terão desculpas para não se organizar para as competições do próximo ano. A Federação Paranaense de Futebol (FPF) divulgou, com dois meses de antecedência, o calendário de todas as disputas programa das para 2007, num total de 39 competições. Segundo a entidade, isto transforma o futebol paranaense em recordista de competições, envolvendo profissionais, categorias de base, amadores e futebol feminino.

A grade de competições traz algumas novidades.

A Copa dos 100 Anos, criada em 2006 e disputada pelas equipes profissionais que não têm atividade no 2.º semestre e pelos times B, continuará existindo, porém com o nome de Copa Paraná. A competição acontecerá entre julho e dezembro, e reunirá também o campeão e o vice da Divisão de Acesso de 2007. Isso será possível porque a Segundona do próximo ano será realizada mais cedo: de março a junho.

Geralmente, a competição era disputada após o término da Série Ouro, que em 2007 vai de 14 de janeiro a 6 de maio. O vencedor da 1.ª edição da Copa Paraná assegurará uma vaga na Copa do Brasil de 2009 e outra na Série C de 2008. ?Dessa maneira, o clube poderá sair da 2.ª Divisão e até conquistar uma vaga na Copa do Brasil. Tudo no mesmo ano?, afirmou o presidente da entidade, Onaireves Moura.