O Brasil estreia na Copa do Mundo em São Paulo, mas duas manifestações já estão marcadas para esta quinta-feira em Fortaleza. Na capital cearense, os protestos “1.º Grande Ato na Abertura da Copa da FIFA – 2014 #CopaPraQuem?” e “Copa das Manifestações” acontecerão na avenida Beira-Mar, bem próximo ao local onde foi montada a Fan Fest.

Com os atos de protestos que ganharam as ruas na Copa das Confederações em 2013, ano passado, este ano, na Copa do Mundo, o efetivo policial foi reforçado. Segundo o major Clairton de Abreu, do Batalhão de Policiamento Turístico do Ceará, 927 PMs são empregados na operação de Copa do Mundo a partir de agora.

“As forças de segurança vão intervir, se necessário, da melhor forma possível. Estamos aptos para que nada de diferente aconteça com os manifestantes, mas estamos aptos para atuar contra a violação da ordem pública, de forma legal”, ressalta o major. Até o momento, nos dois eventos idealizados no Facebook, são mais de 50 mil convidados, mas apenas cerca de mil pessoas confirmaram a presença.

O oficial explica que o contingente de policiais para cuidar da Fan Fest, que está sendo realizada no Aterro de Iracema, é de 300 a 400 militares, dependendo da importância do evento. Ele lembra ainda que as vias secundárias serão monitoradas. “Ficaremos de forma estratégica, garantindo para a população toda a segurança possível. Outra coisa é que não haverá prejuízo no policiamento diário de outras áreas da cidade”, conclui.