Fórmula 1 teve média de 57 ultrapassagens por prova

A recém-encerrada temporada do Campeonato Mundial de Fórmula teve 1.139 ultrapassagens ao longo de 20 Grandes Prêmios, o que representa média de 57 por corrida, segundo as estatísticas da Pirelli, fornecedora oficial de pneus da competição.

O GP com o maior número de ultrapassagens foi o do Brasil, com 147, muito devido a chuva que caiu, por diversas vezes, durante a prova. Por outro lado, o GP de Mônaco foi o com menos mudanças de posições, apenas 12. Em pista seca, a prova com maior número de ultrapassagens foi o GP da China, com 90.

 

Ao longo de toda a temporada, os carros entraram na área dos boxes durante as corridas 957 vezes, com média de 48 por prova. Entre essas passagens, 16 foram consequência de penalizações.

 

O pit stop mais rápido da temporada foi da Maclaren, que no GP Brasil realizou a parada de Jenson Button em apenas 2,31 segundos.

O Mundial terminou no último dia 25 de novembro, em Interlagos, São Paulo, em prova vencida pelo inglês Jenson Button, da Maclaren, e na qual o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, se sagrou tricampeão.