Uma vitória do Corinthians nesta quarta-feira diante do Grêmio, em Porto Alegre, às 21h50, pela 29.ª rodada, não só servirá para acabar com a incômoda série de três empates por 0 a 0 e, assim, deixar o time um pouco mais distante da zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro, como também será importante para mostrar ao torcedor o que esperar da equipe diante do mesmo rival tricolor gaúcho, na próxima semana, novamente na Arena Grêmio, pelas quartas de final da Copa do Brasil. A derrota, porém, pode deixar o time encostado entre os últimos colocados.

continua após a publicidade

Onze pontos distante da zona de classificação para a Copa Libertadores no Brasileirão, o Corinthians aposta as suas fichas na Copa do Brasil para disputar o torneio continental de 2014. Por isso, o jogo da próxima quarta é considerado importantíssimo – a partida de ida, no estádio do Pacaembu, foi 0 a 0.

Assim como deve ocorrer na semana que vem, o Corinthians tentará jogar no erro do adversário nesta quarta. O técnico Tite sabe que o Grêmio, por atuar em casa, deverá tomar a iniciativa do jogo. A tática, então, será tentar surpreender nos contra-ataques.

Para isso, Tite lançará Diego Macedo como titular. Contratado do Bragantino no início deste mês, o jogador chegou ao clube, a princípio, apenas para compor elenco. Mas a péssima fase do ataque fez com que o treinador, logo no terceiro jogo do atleta pelo clube, já o colocasse entre os titulares.

continua após a publicidade

Diego Macedo ganhou uma vaga no time depois do bom segundo tempo que fez diante do São Paulo, no último domingo. Ele entrou no lugar de Danilo e renovou o fôlego da equipe. “Ele é um jogador agudo e vai ter liberdade para ser agressivo”, explicou Tite.

A defesa também sofrerá mudanças. O zagueiro Paulo André e o lateral-esquerdo Fábio Santos foram vetados pelo departamento médico. A dupla será poupada para que o desgaste físico não se transforme em lesão. Já com relação ao lateral-direito Alessandro, a orientação é que o atleta fique na reserva.

continua após a publicidade

No lugar de Paulo André, entra Cleber. Na vaga de Fábio Santos, o garoto Igor ganha mais uma chance. Com o novo desenho da defesa, Edenilson, que no último domingo atuou como volante, vai jogar na lateral direita. A vaga aberta no meio de campo ficará com Douglas, que terá a responsabilidade de servir Romarinho e Emerson. “A ideia é ter mais velocidade. A transição de bola mais rápida, com jogadores rápidos de bola no pé e bola em profundidade”, explicou Tite.