O Fluminense deu mais uma prova de que realmente está em um momento de considerável evolução. O time tricolor carioca derrotou a Universidad de Chile por 1 a 0, nesta quinta-feira, em Santiago, e conseguiu a classificação às semifinais da Copa Sul-Americana. Enfrentará agora o Cerro Porteño, do Paraguai.

continua após a publicidade

Ao fim do jogo, os chilenos tentaram iniciar uma briga, enquanto os brasileiros comemoravam dentro do gramado. “Fizemos uma partida irretocável. Esses meninos estão de parabéns”, vibrou o técnico Cuca, que agora tenta recuperar fisicamente a equipe para o jogo contra o Palmeiras, no domingo, pelo Campeonato Brasileiro.

O Fluminense, que chegou ao oitavo jogo sem derrota, dominou o primeiro tempo. Consistente na marcação, o time carioca não sofria pressão dos donos da casa, em parte por conta do bom posicionamento, em parte pela satisfação chilena em administrar o resultado que lhe era favorável – o jogo de ida, no Rio de Janeiro, havia terminado em empate por 2 a 2.

Quando apresentava um pouco de volúpia ofensiva, o time tricolor levava perigo. Maicon perdeu duas boas chances – uma incrível, aos 24 minutos.

continua após a publicidade

Mariano levantou na área, o goleiro Pinto falhou e o atacante chutou para fora com o gol vazio.

Fred também desperdiçou boa chance aos 12 minutos. Na única chegada do Universidad de Chile, Rojas chutou fraco para defesa de Rafael. “Fomos muito melhor. Falta apenas acertar o último passe, a bola para o Fred, que sai o gol”, disse Cuca, à saída para o intervalo.

continua após a publicidade

O gol realmente saiu, ironicamente quando a qualidade do jogo caiu. Aos 15 minutos, Maicon cruzou da direita e Fred subiu mais que a defesa para cabecear no canto direito do goleiro Pinto.

O time chileno precisava empatar para avançar, mas era incapaz de construir tramas ofensivas realmente contundentes e pouco ameaçava a meta de Rafael. Foi o Fluminense que quase ampliou, com Fred, aos 32 minutos, mas Pinto fez boa defesa.

O Universidad ainda tentou na base do desespero, alçando bolas na área, mas sem sucesso. Vitória para animar ainda mais o time em sua luta contra o rebaixamento no Brasileirão.

Ficha técnica

Universidad de Chile 0 x 1 Fluminense

Universidad de Chile – Miguel Pinto; González (Diaz), Victorino, Olarra e Contreras; Seymour (Nelson Pinto), Iturra, Rojas e Montillo (Maurício Gomes); Puch e Manuel Olivera. Técnico: José Basualdo.

Fluminense – Rafael; Gum, Dalton e Digão; Mariano, Diguinho, Diogo, Conca (Maurício) e Marquinho (João Paulo); Maicon e Fred (Alan). Técnico: Cuca.

Gol – Fred, aos 15 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos – Gonzalez, Victorino, Rojas e Olarra (Universidad de Chile); Fred, Conca e Diguinho (Fluminense).

Árbitro – Saul Laverni (Fifa-Argentina).

Renda e público – Não disponíveis.

Local – Estádio Santa Laura, em Santiago (Chile).