O Fluminense atendia por Washington neste domingo (7). E ele correspondeu à expectativa dos quase 50 mil torcedores que compareceram ao Maracanã. Fez um gol, somou 21 e acabou como artilheiro do Campeonato Brasileiro, ao lado de Kléber Pereira, do Santos, e Keirrison, do Coritiba. O inesperado empate do time carioca, contra o lanterna Ipatinga, por 1 a 1, só não foi uma decepção maior para a platéia por causa de Washington. “Foi um presente que eu ganhei, agradeço a Deus, estou muito feliz”, disse o atacante.
Com o resultado, o Fluminense se classificou para a Copa Sul-Americana de 2009. Mas por pouco não deixa a vaga escapar, com a complacência do árbitro Carlos Eugenio Simon, o único do Brasil credenciado para a Copa do Mundo de 2010. Ele deixou de marcar três pênaltis claros a favor do Fluminense – em Washington, Júnior Cesar e Conca.
Simon errava com convicção. Fazia pose e mandava o jogo seguir, embora as evidências e imagens mostrassem o oposto. Agora, com o fim do campeonato, não tem por que ficar na `geladeira’.
O último jogo do Fluminense no ano marcou também a despedida do zagueiro Thiago Silva, ídolo da torcida, que vai atuar na Europa na próxima temporada. Ele foi homenageado pelos tricolores, assim como o técnico René Simões, contratado num momento crítico com o objetivo de livrar o time do rebaixamento.
Ficha Técnica:
Fluminense 1 x 1 Ipatinga
Fluminense – Fernando Henrique (Diego); Wellington Monteiro, Thiago Silva, Luiz Alberto e Júnior César; Ygor (Somália), Romeu, Arouca e Conca; Maicon (Tartá) e Washington. Técnico: René Simões.
Ipatinga – Fred; Léo Oliveira, Gian e Patrick; Afonso, Augusto Recife, Júlio, Pablo Escobar (Luiz Fernando) e Baroni (Anderson); Adeilson e Muller (Luciano). Técnico: Enderson Moreira.
Gols – Adeilson, aos 15, e Washington, aos 25 minutos do segundo tempo.
Cartão amarelo – Júlio e Pablo Escobar (Ipatinga).
Juiz – Carlos Eugenio Simon (RS).
Renda – R$ 929.647,00.
Público – 49.178 pagantes
Local – Estádio Maracanã, no Rio (RJ)
