Com três gols do artilheiro Fred, o Fluminense goleou o Figueirense por 4 a 0 na noite deste domingo, em Florianópolis, e carimbou passaporte para a Copa Libertadores de 2012. O resultado encerrou a série invicta do time catarinense de 14 partidas no Brasileirão.

continua após a publicidade

Na terceira colocação, o Fluminense chegou aos 62, cinco a menos que o líder Corinthians, e ainda sonha com o bicampeonato. “Chegamos na Libertadores, mas sabemos que ainda temos chances de vencer o Brasileiro. Vamos manter o foco”, afirmou Fred, que agora soma 20 gols no Campeonato, apenas três a menos que Borges, do Santos.

Já o Figueirense segue na briga pela vaga na Libertadores. Com 57 pontos, caiu uma posição na tabela, mas ainda está dentro do G-5. O time catarinense tentará assegurar a classificação nas duas próximas rodadas, contra o líder Corinthians e o já rebaixado Avaí. O Fluminense terá dois clássicos pela frente, contra Vasco e Botafogo.

continua após a publicidade

O JOGO – O primeiro tempo, embora sem gols, foi recheado de oportunidades, principalmente para o Figueirense. Faltou pontaria e tranquilidade para que o alvinegro abrisse o placar. Mesmo depois de perder o volante Túlio, logo aos 3 minutos, por lesão muscular, o time da casa levantou a torcida no estádio Orlando Scarpelli aos seis minutos com uma jogada em velocidade pelo lado direito com Bruno. Ele deixou fez bela assistência para Aloísio, desequilibrado, chutar torto.

Mais incisivo, o alvinegro sofreu ameaça apenas aos 24 com o lateral Mariano, que disparou uma bomba sem direção após sobra de bola dentro da área. Aos 35, Welington Nem recebeu um passe de letra de Aloísio e desperdiçou outra grande oportunidade. Com Elias, o Figueirense teve outra boa oportunidade aos 41, com um torpedo de fora da área, por cima do gol.

continua após a publicidade

Um pouco apagado no jogo, Rafael Sobis apareceu aos 44 com uma bela finalização e defesa milagrosa do goleiro Wilson. Aos 46, o mesmo Sobis também pegou um rebote, cortou e chutou com força, sem perigo para o goleiro alvinegro.

O contra-ataque, a principal arma do Figueirense no campeonato, foi seu grande algoz no segundo tempo. O time sucumbiu à velocidade do ataque tricolor e a eficiência do artilheiro Fred, autor de três gols no período. Logo aos 3, ele foi o responsável pela precisão do último toque em um contra-ataque iniciado por Deco.

Aos 11, bem posicionado, Fred contou com a falha da defesa do Figueirense, principalmente do goleiro Wilson, e mostrou sua credencial de artilheiro ao finalizar um cruzamento de Carlinhos. Provando do seu veneno, o time catarinense sofreu o terceiro aos 27. Em novo contra-ataque com a participação de Fred e Deco, coube a Marquinhos, na cara do gol, acomodar a bola no fundo da rede.

Mais envolvente, o Fluminense fez o quarto na partida e o 20º do artilheiro Fred no Brasileirão. Foi aos 40 minutos que o atacante, com categoria, deu um eficiente toque de pé direito, de primeira, para o gol ao receber a bela assistência de Lanzini.

Ficha Técnica:

Figueirense 0 x 4 Fluminense

Figueirense – Wilson; Bruno, Edson, Roger Carvalho, Juninho; Jônatas (Fernandes), Túlio (Jackson), Coutinho, Elias; Wellington Nem e Aloísio (Somália). Técnico: Jorginho.

Fluminense: Diego Cavalieri; Mariano, Leandro Euzébio, Elivélton, Carlinhos; Edinho (Valência), Diguinho, Deco, Marquinho (Martinuccio); Fred, Rafael Sóbis (Lanzini). Técnico: Abel Braga.

Gols – Fred, aos 3, aos 11 e aos 40, e Marquinhos, aos 27 minutos do segundo tempo.

Cartões amarelos – Elias, Bruno (Figueirense); Edinho, Carlinhos, Deco (Fluminense).

Árbitro – Heber Roberto Lopes (PR).

Renda e público – Não disponíveis.

Local – Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC).