Flu empata com Grêmio e volta à zona de rebaixamento

Nem parecia que estavam em campo o líder disparado do Campeonato Brasileiro e o vice-campeão da Libertadores. Em um confronto de baixo nível técnico, Fluminense e Grêmio empataram sem gols na noite deste sábado (6), no Maracanã, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, resultado que foi melhor para o time gaúcho, que chegou a 49 pontos e abriu seis de vantagem sobre seus rivais mais próximos, Cruzeiro e Palmeiras.

O Fluminense, agora com 25 pontos, se complicou com o empate em casa e voltou para a zona de rebaixamento: caiu para a 17ª posição, ultrapassado pelo Náutico, que derrotou o Ipatinga por 2 a 0.

A partida no Maracanã muito truncada, caracterizada pela forte marcação e por passes errados de ambas as equipes. O Fluminense detinha mais a posse de bola, mas não conseguia fugir da linha de impedimento feita pela defesa gaúcha. A rigor, foram apenas três as chances claras de gol na primeira etapa. Aos 34, em jogada individual, Souza entrou na área e chutou forte de esquerda. Diego espalmou.

Depois seria a vez de Washington desperdiçar duas oportunidades evidentes. Aos 38, Maicon apareceu bem pelo lado direito e cruzou para o centroavante, que girou e chutou sem força, para boa defesa de Victor. Aos 45, Maurício desviou cobrança de escanteio e Washington finalizou na trave, dentro da pequena área.

O cenário foi mantido no segundo tempo, com o Fluminense pressionando, mas incapaz de furar a boa marcação gremista. As duas equipes trocavam muitos passes errados e atravancavam a fluidez da partida. Até os 30 minutos do segundo tempo, cada equipe havia finalizado apenas cinco vezes a gol.

O Grêmio melhorou um pouco perto do fim, mas, além do excessivo número de faltas da equipe gaúcha, o único evento de destaque em toda a segunda etapa foi a expulsão de Washington, aos 42 minutos, por empurrar o goleiro Victor depois de ser provocado. No último lance, em cobrança de falta, Luiz Alberto escorou a bola para o meio da área, mas ninguém alcançou.