O técnico Vanderlei Luxemburgo voltou atrás na intenção de poupar alguns titulares e escalou os melhores à disposição para ganhar do América-RN por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, na Arena das Dunas, em Natal. O gol da vitória do Flamengo foi marcado por Gabriel, com menos de um minuto de jogo na segunda etapa.

Agora, os dois times voltam a se enfrentar no dia 15 de outubro, no Maracanã, para definir quem se classificará à semifinal da Copa do Brasil – e o Flamengo terá a vantagem do empate. O público de 30.575 pessoas na Arena das Dunas estabeleceu um novo recorde no estádio potiguar depois de ser utilizado na Copa do Mundo.

Com a derrota, o América-RN aprofundou sua crise e chegou a 11 partidas sem vitória. Na Série B do Brasileiro, a equipe está seriamente ameaçada de rebaixamento. Já o Flamengo voltou a vencer depois de quatro jogos e agora se volta para o confronto com o Santos, no sábado, pelo Brasileirão – competição em que o time carioca também corre risco de queda.

A partida na Arena das Dunas, de baixo nível técnico, acabou premiando o time mais equilibrado. O Flamengo esteve melhor na maior parte do tempo e soube se aproveitar de um descuido na saída de bola do América-RN – na verdade, o mérito do principal lance do jogo foi de Everton e Canteros. Eles cercaram um defensor adversário, que tinha o controle da bola, conseguiram desarmá-lo e rapidamente criaram a jogada que resultou num chute certeiro de Gabriel, após participação efetiva também de Alecsandro.

Depois disso, o América-RN foi mais à frente em busca do empate, mas teve poucas oportunidades. O Flamengo se fechava bem e explorava os contra-ataques. Com um time mais experiente, conseguiu “segurar” a vitória, resultado importante para a definição da vaga nas quartas de final da Copa do Brasil.

FICHA TÉCNICA:

AMÉRICA-RN 0 X 1 FLAMENGO

AMÉRICA-RN – Fernando Henrique; Marcelinho, Cleber, Lázaro e Arthur Henrique; Márcio Passos, Tiago Dutra, Judson (Jeferson) e Arthur Maia; Rodrigo Pimpão (Alfredo) e Max (Paulinho). Técnico – Marcelo Martelotte.

FLAMENGO – Paulo Victor; Leonardo Moura (Luiz Antonio), Marcelo, Samir e João Paulo; Cáceres, Canteros, Márcio Araújo e Everton (Mugni); Gabriel e Alecsandro (Eduardo da Silva). Técnico – Vanderlei Luxemburgo.

GOL – Gabriel, aos 20 segundos do primeiro tempo.

ÁRBITRO – Heber Roberto Lopes (SC).

CARTÃO AMARELO – Judson, Alecsandro e Márcio Passos.

RENDA – R$ 1.415.825,00.

PÚBLICO – 30.575 presentes.

LOCAL – Arena das Dunas, em Natal (RN).