Flamengo vence e põe a mão na taça

Rio de Janeiro – A fácil vitória, por 2 a 1, sobre o Vasco, deixou o Flamengo em vantagem na decisão do título do campeonato carioca, após a primeira partida da final realizada ontem à tarde, no Maracanã. No próximo domingo, um empate será o suficiente para o Rubro-Negro ser o campeão.

Já os vascaínos precisarão vencer por dois gols de diferença para conquistar o bicampeonato estadual ou por pelo menos um gol para provocar a decisão por pênaltis.

Desde o início da partida, o Flamengo foi superior ao Vasco, que com uma postura defensiva optou por esperar o adversário em seu campo e explorar os contra-ataques. Mesmo com uma marcação individual feita pelo volante Ygor, o meia Felipe foi o destaque rubro-negro, sendo o responsável pela criação das jogadas de ataque.

No primeiro gol do Flamengo, Felipe pela direita tocou a bola para o meia Ibson, que, impedido, cruzou para a pequena área, e o lateral-direito Rafael chutou forte e abriu o marcador, aos 31?. Um minuto depois, o árbitro Luiz Antônio Silva Santos anulou um gol do Flamengo, assinalando impedimento inexistente de Jean.

Mesmo em desvantagem no placar, o Vasco insistiu em permanecer na defesa e pouco perigo ofensivo ofereceu ao gol de Júlio César. A melhor oportunidade foi em uma bola cabeceada, para fora, pelo zagueiro Wescley, aos 40?.

No segundo tempo, o Vasco persistiu nos erros da primeira etapa e o Flamengo seguiu com o domínio da partida. Aos 9?, Felipe cobrou uma falta, Jean cruzou a bola pela direita e Fabiano Eller, de cabeça, fez o segundo gol rubro-negro.

A partir dos 21?, a partida ficou tumultuada, com a expulsão do volante Da Silva, do Flamengo. Revoltado, o técnico rubro-negro Abel Braga invadiu o campo e também foi expulso pelo juiz. Um novo tumulto, 15 minutos depois, provocou novas expulsões, desta vez, de Wescley, e do zagueiro Júnior Baiano, que havia substituído o meia Zinho, aos 25 minutos.

Em desvantagem, o Vasco tentou descontar a diferença no placar mas Ygor e o atacante Cadu não aproveitaram as chances, tendo seus chutes defendidos pelo goleiro Júlio César. Mas, aos 47?, já nos descontos, o meia Coutinho chutou forte de direita, na entrada da grande área, no canto esquerdo do goleiro e marcou o único gol vascaíno.

Ficha Técnica

Flamengo: Júlio César; Rafael, Henrique, Fabiano Eller e Roger; Da Silva, Douglas Silva, Ibson e Zinho (Júnior Baiano); Felipe e Jean (Diogo). Técnico: Abel Braga. Vasco: Fábio; Claudemir (Júnior), Wescley, Fabiano (Anderson) e Victor Boleta; Coutinho, Ygor, Rodrigo Souto e Beto; Cadu e Valdir. Técnico: Geninho. Gols: Rafael aos 31? do 1.º tempo; Fabiano Eller aos 9? e Coutinho aos 47? do 2.º. Árbitro: Luiz Antônio Silva Santos (RJ). Cartão amarelo: Valdir, Rafael, Fabiano, Coutinho, Henrique, Victor Boleta e Douglas Silva. Cartão vermelho: Da Silva, Wescley e Júnior Baiano. Público: 57.762 pagantes. Renda: R$ 651.864,50. Local: Maracanã.

Voltar ao topo