O meia-atacante Ronaldinho Gaúcho, mais uma vez, fez a diferença. Ele marcou, de pênalti, o único gol do Flamengo na vitória sobre o Atlético-PR, por 1 a 0, na noite desta quarta-feira, no Engenhão, na estreia das duas equipes na Copa Sul-Americana.

Com esse resultado, que acabou com o jejum flamenguista de nunca ter vencido na Copa Sul-AMericana – foi seu sétimo jogo na história da competição -, o Flamengo joga pelo empate no confronto de volta, dia 24 de agosto, na Arena da Baixada, em Curitiba.

O Flamengo entrou em campo com os astros Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves no banco de reservas, ambos poupados. O Atlético-PR também pisou no gramado do Engenhão sem sua força máxima. Mais preocupado com o Campeonato Brasileiro, no qual seu time luta para sair da zona de rebaixamento, o técnico Renato Gaúcho só escalou dois titulares: o volante Cleber Santana e o atacante Morro Garcia.

O primeiro tempo foi fraco, sem emoção e desinteressante. O Flamengo abusou do direito de errar passes, reclamou de um pênalti não marcado e chegou duas vezes com perigo em chutes do atacante Jael. O Atlético-PR também atacou pouco, contribuindo para um espetáculo sem graça.

“A gente tem de se concentrar mais no passe. Assim, o gol vai sair. O campo molhando também está dificultando”, disse o lateral-direito flamenguista Léo Moura, no intervalo. Logo no começo do segundo tempo, a torcida do Flamengo pediu a entrada de Ronaldinho Gaúcho.

Aos 15 minutos, o técnico Vanderlei Luxemburgo finalmente colocou o craque em campo, assim como Thiago Neves e Renato – saíram, respectivamente, David Braz, Diego Maurício e Luiz Antônio. O time do Flamengo, então, melhorou e passou a dominar o jogo.

Assim, era uma questão de tempo para sair o primeiro gol do Flamengo. Com um lindo passe, Ronaldinho Gaúcho deixou Jael em ótima condição, mas o atacante foi derrubado pelo goleiro Santos na área atleticana e o árbitro Ricardo Marques assinalou pênalti. O craque, então, cobrou com perfeição: 1 a 0. Novamente, Ronaldinho Gaúcho deixou o Engenhão como herói flamenguista.

FICHA TÉCNICA:

Flamengo 1 x 0 Atlético-PR

Flamengo – Felipe; Gustavo, David Braz (Ronaldinho Gaúcho) e Ronaldo Angelim; Léo Moura, Airton, Luiz Antônio (Renato), Botinelli e Junior César; Diego Maurício (Thiago Neves) e Jael. Técnico – Vanderlei Luxemburgo.

Atlético-PR – Santos; Wagner Diniz, Gustavo Araújo, Rafael Santos e Marcelo Oliveira; Wendel (Guerron), Fransérgio, Robston e Cleber Santana; Rodriguinho (Edigar) e Morro Garcia (Renan). Técnico – Renato Gaúcho.

Gol – Ronaldinho Gaúcho (pênalti), aos 37 minutos do segundo tempo.

Árbitro – Ricardo Marques (MG).

Cartão amarelo – Wendel, Santos e David Braz.

Renda e público – Não disponíveis.

Local – Estádio Engenhão, no Rio.