Flamengo arranca empate contra tricolor

A 22.ª rodada do campeonato brasileiro foi quase perfeita para os paulistas. O São Paulo deixou escapar a vitória sobre o Flamengo aos 46? do segundo tempo, numa cobrança de falta do lateral Anderson, que parecia defensável para o goleiro Roger. O empate por 1 a 1, no Maracanã, deixa a equipe na vice-liderança, com 42 pontos.

Os são-paulinos lamentaram demais o resultado, com razão. A vitória, que seria a quinta consecutiva fora de casa, estava praticamente assegurada. E a perda desses dois pontos acaba com a possibilidade de a equipe terminar o primeiro turno como campeão, pois não conseguirá alcançar o Cruzeiro no fim de semana, que encerrará esta etapa da competição. O próximo compromisso será contra o Internacional, sábado, no Morumbi.

O jogo marcou o reencontro do São Paulo com Oswaldo de Oliveira, demitido do clube há pouco menos de três meses. O treinador foi cumprimentado pelos jogadores do time paulista, mas muito vaiado pelos torcedores são-paulinos que foram ao Maracanã.

O técnico Roberto Rojas escalou Ricardinho no meio-campo e deslocou o curinga Gustavo Nery para a zaga. No ataque, optou por começar com Diego Tardelli ao lado de Luís Fabiano, com Rico no banco. E a equipe começou jogando bem. A impressão era a de que venceria com tranqüilidade.

Logo no início, Luís Fabiano fez boa jogada e quase abriu o placar. Diego não desperdiçou a primeira oportunidade que teve e marcou 1 a 0, num bonito chute de dentro da área. Antes do intervalo, porém, ele teve ótima chance para ampliar o placar, mas não foi feliz na finalização.

O São Paulo, porém, não voltou com o mesmo ritmo para a segunda etapa e sofreu relativa pressão do Flamengo. Roger, que substituiu Rogério Ceni, suspenso, teve bastante trabalho.

Ricardinho, que não jogava havia quase um mês, começou a decair de produção. E o meio-campo são-paulino não conseguiu mais controlar as ações. Só que Rojas preferiu mantê-lo na partida. O time até que teve alguns contra-ataques para definir o resultado, mas não foi tão competente como nos últimos confrontos fora de casa. O castigo foi cruel. Nos acréscimos, Anderson cobrou falta no meio do gol, só que com bastante efeito. A bola chegou a desviar na barreira e prejudicou Roger. O goleiro tocou de leve com a mão, mas não o suficiente para mandá-la para escanteio. O jogo deste domingo foi o segundo seguido em que o time sofre gol no fim. Na quinta-feira, o algoz foi a Ponte Preta, que fez o gol da vitória por 2 a 1 aos 47 minutos.

Ficha Técnica

Flamengo: Júlio César; Fábio Baiano, Fernando, Fabiano Eller e Anderson; Fabinho, Jônatas (Valdson), Igor (Andrezinho) e Yan; Jean e Fábio Baiano (Zé Carlos). Técnico: Oswaldo de Oliveira. São Paulo: Roger; Leonardo Moura (Marco Antônio), Jean, Gustavo Nery e Fabiano; Adriano, Carlos Alberto, Fábio Simplício e Ricardinho; Diego Tardelli (Rico) e Luís Fabiano. Técnico: Roberto Rojas. Árbitro: Lourival Dias L. Filho (BA). Gols: Diego Tardelli aos 30? do 1.º tempo; Anderson aos 46? do 2.º. Cartão amarelo: Fabinho, Yan, Adriano, Ricardinho, Luís Fabiano e Rico. Local: Maracanã.

Voltar ao topo