Com direito a um segundo dramático, o Flamengo venceu o Emelec por 2 a 1 no Equador e se manteve vivo na disputa por uma vaga nas oitavas de final da Copa Libertadores. Na última rodada, o time recebe o León no Maracanã e, se vencer, garante a classificação e pode ainda terminar em primeiro do Grupo 7.

continua após a publicidade

Lanterna até então, o Flamengo foi para a partida pressionado e cheio de desfalques. Léo Moura e seu substituto imediato Léo, além de Cáceres e Elano, lesionados, sequer viajaram a Guayaquil. Já o atacante Hernane foi vetado pouco antes da partida, sendo substituído por Alecsandro.

Pois coube a Alecsandro, aos 8, abrir o marcador. Após cruzamento da esquerda, Nasuti interceptou a bola com a mão e o auxiliar, acertadamente, apontou pênalti. O atacante rubro-negro bateu rasteiro no canto direito e colocou a equipe brasileira na frente.

Também desfalcado, perdendo em casa e sem criatividade em campo, o Emelec só melhorou na partida aos 30, quando o técnico Gustavo Quinteros sacou o volante Corozo para a entrada do meia Caicedo. Explorando o lado direito da defesa do Flamengo – que tinha Welinton improvisado -, o jogador passou a criar as principais jogadas do time equatoriano, que mesmo assim teve apenas uma chance de chegar ao empate no primeiro tempo.

continua após a publicidade

Mas os avanços do Emelec pela esquerda de ataque seguiram no segundo tempo, e foi por lá que a equipe construiu o gol de empate. Aos 20, Caicedo recebeu em velocidade, invadiu a área e foi derrubado. Pênalti, que Stracqualursi bateu com força e deixou tudo igual.

O jogo, então, ficou tenso para o Flamengo. O time se retraiu, preocupado em não sofrer o gol que representaria sua eliminação precoce da Libertadores, e o Emelec passou o resto do jogo pressionando. Caicedo, Stracqualursi e Bolaños tiveram a chance de virar, mas a defesa rubro-negra se segurou como pôde. O desafogo apareceria apenas aos 47, quando Negueba puxou um contragolpe e entregou para Paulinho marcar o gol da vitória.

continua após a publicidade

FICHA TÉCNICA:

EMELEC 1 X 2 FLAMENGO

EMELEC – Dreer; Narváez, Guagua, Nasuti e Bagui, Pedro Quiñonéz, Giménez (Charcopa), Ángel Mena, Eddy Corozo (Caicedo) e Mondaini (Bolaños); Stracqualursi. Técnico – Gustavo Quinteros.

FLAMENGO – Felipe; Welinton (Chicão), Samir e Wallace; Gabriel, Amaral, Muralha (Recife), Everton (Negueba) e João Paulo; Paulinho e Alecsandro. Técnico – Jayme de Almeida.

GOLS – Alecsandro, de pênalti, aos 8 minutos do primeiro tempo; Stracqualursi, de pênalti, aos 20, e Paulinho, aos 47 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO – Julio Bascuñan (Chile).

CARTÕES AMARELOS – Nasuti e Wallace.

RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.

LOCAL – Estádio George Capwell, em Guayaquil (Equador).