Fiorentina vira sobre Liverpool e garante ponta do grupo

Com gol nos acréscimos, a Fiorentina bateu o Liverpool por 2 a 1 de virada, nesta quarta-feira, na Inglaterra, e garantiu a primeira posição do Grupo E da Liga dos Campeões. A segunda colocação ficou com o Lyon, que goleou o Debrecen por 4 a 0. Em baixa nesta temporada, o Liverpool já estava desclassificado desde a penúltima rodada.

A Fiorentina chegou aos 15 pontos, três a mais que o Lyon. O Liverpool, que exibe cinco títulos da Liga, ficou apenas na terceira posição, com sete pontos, e se despediu precocemente da competição. É a primeira vez desde a temporada 2003/04 que o time inglês não chega às oitavas de final do torneio continental.

Sem chances de classificação, o Liverpool entrou em campo nesta quarta com uma equipe mista. O goleiro brasileiro Diego Cavalieri foi titular, ao lado de Gerrard, Kuyt e Mascherano. Mesmo sem todos os titulares, os donos da casa saíram na frente, com gol de Benayoun aos 43 minutos de jogo.

Mas no segundo tempo, Jorgensen igualou tudo aos 17 minutos. Para evitar a despedida com derrota, o técnico Rafael Benítez colocou Fernando Torres em campo – o brasileiro Marco Aurélio entrou nos minutos finais. Apesar da mudança, foi a Fiorentina quem marcou novamente. Gilardino marcou o gol da vitória nos acréscimos e definiu o placar.

Na França, o Lyon não deu chances ao frágil Debrecen e aplicou 4 a 0 nos visitantes. O brasileiro Michel Bastos, convocado por Dunga para os últimos amistosos da seleção, marcou o segundo gol dos anfitriões. Gomis, Pjanic e Cissokho completaram o placar. O Debrecen encerrou sua participação com seis derrotas em seis jogos.

Voltar ao topo