Final paulista na decisão do campeonato brasileiro

Ainda no primeiro tempo as coisas se complicaram para o Fluminense. Depois de ter participado indiretamente do gol de Rony, Romário sentiu contusão e teve de deixar o jogo, substituído por Magno Alves. O time ganhou mais velocidade no ataque, mas perdeu o toque de qualidade que o Baixinho costuma dar na linha de frente.

O Corinthians melhorou o toque de bola e começou a pressionar os tricolores na defesa. Até que Rogério cruzou para Gil completar de cabeça e empatar a partida, sem chance para o goleiro Kléber, que reclamava de contusão. Tanto que Kléber não voltou para o segundo tempo, sendo substituído por Murilo, pesando outra perda substancial ao time carioca. Logo no início do segundo tempo foi a vez do Corinthians perder um titular, com a contusão de Vampeta.

A pressão corintiana aumentou, especialmente nas jogadas pela esquerda, com Kléber e Gil o ponto forte da equipe no campeonato. Numa delas, Kléber foi ao fundo e cruzou para trás, para encontrar Guilherme sozinho, à frente do goleiro, para virar o marcador. Minutos depois, o mesmo Guilherme, agora escorando de primeira um cruzamento da direita, faria o terceiro gol, dando a impressão de classificação tranqüila.

Só que um gol de Rony, em mais um contra-ataque, devolveu a emoção ao jogo, diminuindo a vantagem e eletrizando os dez minutos finais da grande partida do Morumbi. Mas não teve jeito. O melhor futebol do Corinthians preponderou, garantindo lugar na decisão do título com o resultado final de 3×2 por ter a vantagem dos resultados iguais.

A derrota do Fluminense deu motivação maior à partida de Porto Alegre. Se chegar aos 3×0 era praticamente impossível, empate ou vitória do Grêmio significariam pelo menos a garantia de vaga do Grêmio na Copa Libertadores da América. Com um jogador a menos durante boa parte do segundo tempo (Samuel foi expulso ao atingir violentamente Renato), o Grêmio atirou-se ao ataque e chegou ao gol com o artilheiro Rodrigo Fabri, escorando de voleio um passe de Rodrigo Mendes.

O Grêmio se animou, foi à frente, enquanto o Santos retirava de campo Robinho e Diego, pendurados com dois cartões amarelos, deixando o tempo passar até que o árbitro finalizasse a partida com o placar de 1×0 para o Grêmio, com a classificação do Santos para a final do campeonato brasileiro.

A decisão começa no próximo domingo e o Corinthians tem a vantagem dos dois resultados iguais.

Voltar ao topo