Final brasileira da Copa das Nações Danone de futebol será em São Paulo

A etapa paranaense da 10.ª Copa das Nações Danone, o maior e principal torneio infantil de futebol do mundo para crianças com idades entre 10 e 12 anos, já tem o seu campeão. A Escola do São Paulo Futebol Clube venceu o time do Colégio Willy Janz, pelo placar de 1 x 0.

O resultado carimbou o passaporte da piazada do São Paulo para a final nacional, que acontece em julho, em São Paulo (SP). Os jogos foram realizados durante o último fim de semana, nos campos do Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná, no Jardim das Américas, e contaram com a presença de 30 equipes com alunos das redes de ensino privada e pública e escolinhas de futebol do Estado.

Com a vitória, a unidade curitibana da Escola do São Paulo Futebol Clube juntou-se aos times de Porto Alegre (Escola Malta), Rio de Janeiro (CFZ Zico) e Fortaleza (Associação Esportiva Tiradentes), que já conquistaram suas vagas. Restam apenas duas.

Criada há 10 anos pela Danone e trazida ao Brasil em 2002, a Copa das Nações Danone foi idealizada com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento saudável das crianças por meio do esporte.

A competição ainda premiou o goleiro menos vazado, Gabriel Martins Santos, também da Escola do São Paulo Futebol Clube; o artilheiro com seis gols, Bruno Trimel da Silva, do Colégio Willy Janz; o atleta símbolo, Evandro Gomes, do Núcleo Paraná Clube Armac; o melhor técnico, Carlos Henrique Sordi, do Colégio Marista Paranaense, e o melhor jogador, Gabriel Busnardo Rodrigues, da Escola Quatro Barras.

Torneio reuniu 7 mil crianças

Mais de 2,5 milhões de crianças de 40 países têm a chance de participar do evento e compartilhar a paixão pelo futebol e suas habilidades na competição que é reconhecida e apoiada pela Fifa.

A Copa conta com um padrinho internacional de destaque, o jogador francês Zinedine Zidane. No ano passado, participaram do torneio 2.800 crianças brasileiras.

Este ano, estão envolvidos cerca de 500 times e mais de 7 mil jogadores e etapas disputadas em seis estados brasileiros, durante o primeiro semestre do ano. Será a primeira vez que a final mundial da Copa das Nações Danone acontecerá fora da França e o Brasil foi o país escolhido para sediar esse desafio.

A decisão nacional será disputada no final do primeiro semestre e a mundial está agendada para outubro de 2009. Mais informações sobre a Copa Danone, acesse www.copadanone.com.br .