A cidade de Cianorte, no noroeste do estado, será a sede da fase final dos 22.º Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), de 8 a 6 de agosto.

Essa decisão só aconteceu agora, porque a princípio a sede da final dos Jogos da Juventude de 2008 seria Umuarama que, em 2006, na cidade de Pato Branco, foi a única candidata a sediar o evento. No início deste ano, no entanto, Umuarama desistiu. Então a vaga ficou aberta para quem quisesse.

Outros municípios mostraram interesse, mas foi apenas Cianorte que fez o pedido oficialmente.

Cianorte não será sede apenas este ano da fase final dos Jogos da Juventude.

O município também vai promover a fase final de 2009. Esse direito foi assegurado por votação na cidade de Paranavaí, no ano passado, quando concorreu com Cornélio Procópio.

?Este ano é mais um desafio que o município vai ter para sediar a fase final dos Jogos da Juventude. Temos condições e já estamos trabalhando para que tudo esteja pronto o mais rápido possível. Faremos de tudo para deixar os locais de competição na mais perfeita ordem?, promete o secretário de Esportes de Cianorte, Valter Di Giorgio.

Hoje o município de Cianorte, com aproximadamente setenta mil habitantes, conta com catorze ginásios de esportes em condições de uso, sete campos de futebol, piscina térmica, pista de atletismo e vários locais para alojamento, além de amplo espaço para refeitório e funcionamento da comissão central organizadora (CCO).