A segunda etapa do Troféu Maria Lenk, nesta segunda-feira, no parque aquático homônimo, não teve nenhum brasileiro conseguindo índices para o Mundial de Barcelona. Pela manhã, Etiene Medeiros e Nicolas Oliveira garantiram classificação respectivamente nos 100m costas e nos 200m livre e aproveitaram para forçar menos o ritmo à tarde. Assim, essas provas acabaram sem novos índices.

continua após a publicidade

Nos 200m livre, a vitória foi de Fernando Santos, do Corinthians, com 1min49s23, seguido de Vinicius Waked (Fluminense). Nicolas, que nada pelo Minas, foi apenas o terceiro colocado, com 1min50s01.

Como só um nadador conseguiu índice para nadar os 200m livre em Barcelona e o Brasil pode levar até dois representantes por prova, outra chance será dada no Campeonato Brasileiro Sênior, daqui a duas semanas, em Curitiba. Oportunidade principalmente para João de Lucca, campeão universitário norte-americano, que teve problemas na sua inscrição e só pôde nadar as eliminatórias do Maria Lenk – só quem tem clube pode nadar finais.

continua após a publicidade

Nos 100m costas feminino, Etiene Medeiros, do Sesi, confirmou o favoritismo e venceu com folga: 1min02s19. Ela está classificada para o seu terceiro Campeonato Mundial. Em segundo ficou a garota corintiana Natália de Luccas (16 anos), seguida da sua companheira de clube Isabela Silva.

A grande frustração da noite foi nos 100m costas. Três atletas tinham totais condições de fazer o índice, mas nenhum conseguiu. Vitória de Guilherme Guido, do Pinheiros, com 54s80. Leonardo de Deus ficou em segundo, com 54s98. Daniel Orzechowski ficou fora do pódio.

continua após a publicidade

Nos 1.500 livre, vitória da agora atleta do Minas Poliana Okimoto, com 16min32s85. No segundo lugar, Bianca Avella, do Corinthians, com 16min53s22 e índice para o Mundial Júnior de Dubai.