Foto: José Vianna
Emerson Duda e Kau Machado
querem a vitória dentro de casa.

Se você gosta de muita velocidade, emoção e adrenalina, anote na sua agenda. Neste final de semana, Curitiba vai sediar a primeira etapa da Copa Petrobras de Pick-up Racing, uma das mais disputadas categorias do automobilismo nacional. É uma boa oportunidade de ver pick-ups Ranger, S-10 e Dakota, equipadas com motor V6 de 240 cavalos de potência, a mais de 240 Km/h. 

A categoria, considerada por especialistas como uma das mais competitivas do país, surgiu em 1999, mas só disputou a primeira corrida oficial no dia 08 de abril de 2001, no Autódromo de Tarumã, no Rio Grande do Sul. Desde então, a competição passou por diversas mudanças, sendo a principal delas já em 2002 com a substituição de combustível, passando de gasolina para Gás Natural Veicular (GNV), sendo a única categoria do automobilismo mundial a utilizar esse tipo de combustível.

O tricampeão do campeonato, o gaúcho João Campos, acredita que haverá uma disputa acirrada nesse ano, principalmente contra os paranaenses Emerson Duda e Kau Machado. “Vim para ganhar. Nossa equipe vem fazendo um grande trabalho e acredito que mantenho a hegemonia na competição. Entretanto, há excelentes pilotos, como o Emerson Duda, que foi o vice-campeão em 2002 e 2003. Ele será o meu grande adversário”, diz Campos.

Kau Machado, 44 anos, que foi o último vencedor da etapa de Curitiba e é companheiro de equipe de Duda na equipe Avila Racing, está confiante: “Acredito que vou vencer de novo em Curitiba. O carro está bem melhor do que no ano passado e estamos trabalhando para chegar na frente dos adversários”, afirma. O paranaense também fala quem é o piloto a ser batido: “Sem dúvida nenhuma é o João Campos. Ele é o atual tricampeão e é corre muito bem”.

Para Emerson Duda, 25 anos, o campeonato desse ano será mais equilibrado que do ano passado. “As equipes vêm trabalhando forte para acertar os carros. Com as inovações implantadas nesse campeonato, como a nova suspensão, por exemplo, vai exigir mais atenção de pilotos e mecânicos e quem conseguir acertar mais o carro pode vencer a corrida”, afirma o piloto paranaense. Duda também comenta sobre a hegemonia de João Campos: “A hegemonia, de um certo modo, já foi quebrada. Conseguimos fazer um bom campeonato ano passado, ganhando algumas corridas e esse ano espero conseguir o título, já que fui por dois anos seguidos o vice-campeão”.

Duda também alerta que há outros pilotos, além de João Campos, que são favoritos ao título. Ele cita o seu companheiro Kau Machado, o paranaense Milton Vianna e o estreante Eduardo Heinen, de apenas 19 anos, como pilotos que vão “dar o que falar na competição”. 

Amanhã haverá os treinos classificatórios para definir o grid e no domingo, às 13h15, será dada a largada para Copa Petrobras de Pick-up Racing 2004. Os ingressos podem ser encontrados nos postos Petrobras credenciados e custam R$ 10,00 e quem levar um quilo de alimento ganha um desconto de R$ 5,00.