No que depender de Martine Grael, a coleção de medalhas olímpicas da família pode chegar a oito em 2016. Filha de Torben, duas vezes campeão na Star, Martine Grael lidera o ranking mundial da 49erFX, classe que vai estrear nos Jogos Olímpicos. Ao lado de Kahena Kunze, ela conquistou o vice-campeonato no primeiro mundial da classe a abre o ciclo como favorita a uma medalha no Rio em 2016.

continua após a publicidade

“O ano de 2013 foi excelente para nós de ponta a ponta. Abrimos com uma vitória no nosso primeiro evento em Miami (Copa do Mundo) e encerramos como vices no Mundial. Estou muito contente com a nossa evolução ao longo do ano, da nossa parceria que deu tão certo e de ter encontrado um técnico que a cada dia só tem nos acrescentado”, elogia Kahena, em referência ao espanhol Javier Torres.

As brasileiras vão iniciar 2014 como líderes do ranking mundial e deverão ser as representantes do Brasil no Mundial de Santander (Espanha), que terá todas as classes olímpicas.

continua após a publicidade

“Nossos planos para 2014 são bem positivos. Vai ser um ano muito forte para gente, acredito que o mais puxado do ciclo olímpico, com muito treino e competição. Estamos no preparando para começar o ano bem fisicamente e tecnicamente e isso nos deixa bastante otimistas porque estar bem preparada ajuda”, contou Martine Grael, que agora vê o pai, Torben, ser o treinador-chefe da seleção brasileira de vela.