O Botafogo conquistou um grande resultado pela Copa do Brasil na noite desta quarta-feira. Em jogo válido pela partida de ida da terceira fase da competição, o time carioca empatou por 2 a 2 com o Figueirense. O time carioca chegou a estar perdendo por 2 a 0, mas buscou a igualdade aos 49 da etapa final. Com o resultado, a equipe alvinegra agora joga por um empate por até 1 a 1 na partida da volta (ainda sem data) para avançar às oitavas de final da competição.

continua após a publicidade

As duas equipes foram a campo com desfalques. No Botafogo, René decidiu poupar alguns titulares e deixou no banco o lateral-direito Gilberto e o atacante Bill – Marcelo Mattos e Sassá nem sequer viajaram por conta de lesões, enquanto Daniel Carvalho está gripado. No Figueirense, Argel Fucks precisou contornar cinco ausências por lesão.

continua após a publicidade

Sem suas forças máximas, quem acabou se saindo melhor foi o Figueirense. O time catarinense conseguiu marcar a saída de bola do Botafogo e atuou com três jogadores avançados – Clayton, Everaldo e Mazola.

continua após a publicidade

Já o Botafogo fez uma partida cautelosa demais no primeiro tempo e sentiu demais a ausência de Bill. Isso porque seu substituto, Henrique, desperdiçou a grande chance de abrir o placar aos 29. Ele aproveitou erro da defesa, entrou na área e driblou o goleiro Alex, mas demorou demais para concluir e permitiu a recuperação da defesa.

O castigo veio no minuto seguinte. Marquinhos Pedroso levantou a bola da esquerda e Clayton apareceu livre no bico da pequena área para desviar de Jefferson e abrir o marcador.

Na etapa final, René Simões decidiu mexer na defesa, colocando Emerson no lugar de Renan Fonseca. E o jovem zagueiro teve participação decisiva no resultado, mas de maneira bem diferente do que deveria imaginar.

Aos 4, Everaldo recebeu cruzamento da direita e obrigou Jefferson a fazer grande defesa. No rebote, porém, Emerson tentou afastar de qualquer jeito, chutou em cima de Giaretta e a bola foi parar no ângulo direito: Figueirense 2 a 0.

Com o revés, René Simões colocou Bill em campo e mandou o Botafogo para o ataque. O time carioca passou a pressionar e dominou a maior parte do segundo tempo. Tanto insistiu que, aos 33, Carleto cobrou escanteio pela esquerda, Bill ajeitou de cabeça e Giaretta descontou. E, aos 49, num dos últimos lances do jogo, Carleto bateu falta da entrada da área, Alex rebateu e Luis Ricardo, livre, chutou para empatar.

FICHA TÉCNICA:

FIGUEIRENSE 2 X 2 BOTAFOGO

FIGUEIRENSE – Alex; Leandro Silva, Thiago Heleno (Dener), Bruno Alves e Cereceda; Paulo Roberto, Fabinho e Marquinhos Pedroso; Clayton, Everaldo (Marcão) e Mazola (Yago). Técnico – Argel Fucks.

BOTAFOGO – Jefferson; Luís Ricardo, Giaretta, Renan Fonseca (Emerson) e Carleto; Aírton (Camacho), Willian Arão, Elvis e Diego Jardel; Henrique (Bill) e Rodrigo Pimpão. Técnico – René Simões.

GOLS – Clayton, aos 30 minutos do primeiro tempo; Emerson (contra), aos 4, Diego Giaretta, aos 33, e Luís Ricardo, aos 49 do segundo tempo.

ÁRBITRO – Marcelo Aparecido R de Souza (SP).

CARTÃO AMARELO – Fabinho, Leandro Silva, Marquinhos Pedroso e Alex (Figueirense); Renan Fonseca, Elvis, Carleto, Airton e Camacho (Botafogo).

RENDA E PÚBLICO – Não disponíveis.

LOCAL – Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC).