Figo pode fazer história se levar Portugal às semifinais

Existe um consenso entre torcedores e imprensa portuguesa: se Portugal vencer a Inglaterra, amanhã, em Gelsenkirchen, e se classificar para as semifinais da Copa, Luis Figo será o jogador mais importante da história do futebol português. O astro da Internazionale de Milão superaria, segundo a opinião pública, o histórico Eusébio.

Perguntado se chegar entre os quatro melhores times neste Mundial significaria fazer pessoalmente seu jogo mais importante Figo saiu-se, como sempre, com diplomacia. ?Vamos continuar a contar a história do futebol português. Nada vai apagar o que foi feito em 1966 e temos orgulho pelo que fizemos até aqui. Só pensamos em melhorar a história de Portugal no cenário do futebol mundial.?

Campeão mundial sub-20 em 1991, em Lisboa, Figo foi o líder da vitoriosa geração que revelou também o meia Rui Costa, o zagueiro Fernando Couto e o atacante João Pinto – o país também conquistou o mundial sub-20 de 1989, na Arábia Saudita. Revelado no Sporting, time pelo qual atuou de 89 a 95, Figo nunca foi campeão português. ?Acho difícil, mas penso em retornar a Portugal.?

No exterior, Figo foi campeão espanhol no Barcelona, e também europeu e mundial no Real Madrid. E atualmente está na Inter de Milão. ?O Eusébio não pôde jogar no exterior?, relembrou o jornalista Jorge Matias, do jornal Público, referindo-se ao governo de Antonio Oliveira Salazar, que proibia os astros de atuar fora do país. Diante da Inglaterra, amanhã, Figo será o responsável por armar o time português. E faz mistério quanto ao seu trabalho.

?Já conhecemos o time inglês pois participamos, como eles, dos principais campeonatos europeus. Vimos vídeos de seus últimos jogos. Só espero que não nos surpreendam?, falou, sorrindo, o astro português, que disse não estar preocupado com o rótulo de melhor jogador da Copa.?Isso é o tipo da coisa que não passa pela minha cabeça?, afirmou Figo, eleito pela Fifa o melhor jogador do mundo em 2001.

Ele preferiu esfriar o clima com relação ao time e imprensa ingleses. ?Espero que possamos sofrer menos do que sofremos contra a Holanda?, comentou o camisa 7. Com relação aos árbitros, o craque também dispensou críticas. ?Estão aqui os melhores do mundo. Não acredito que possam pensar em prejudicar alguém.?

Marienfeld ? AE

Recuperado, Cristiano Ronaldo pega a Inglaterra

Cristiano Ronaldo deve atuar diante da Inglaterra, amanhã, em Gelsenkirchen, pelas quartas-de-final da Copa da Alemanha. O jogador está praticamente recuperado da contusão na coxa direita, que o retirou ainda no primeiro tempo do confronto com a Holanda pelas oitavas. O atacante português recebeu um pisão violento, que causou um grande hematoma no local.

Cristiano Ronaldo passou toda a semana em tratamento médico em dois períodos no Klosterpforte Hotel, em Marienfeld. Na quarta-feira, o jogador já correu em volta do gramado e nesta quinta participou do treino fechado orientado pelo técnico Luiz Felipe Scolari.

Caso Cristiano Ronaldo não jogue, Felipão deve optar por Simão. Boa Morte seria alternativa menos provável.

Para a vaga de Costinha, é certo que atue Petit. Já para o lugar de Deco, Felipão pode escalar Simão – se Cristiano Ronaldo jogar – ou Tiago.

Hoje, o time treina às 11h30 (7h30 de Brasília) e na seqüência Felipão concede entrevista coletiva, que deverá ser bastante concorrida, com grande presença da imprensa inglesa. O time viaja às 17 horas para Essen, que fica a 25 quilômetros de Gelsenkirchen.

Marienfeld ? AE

Voltar ao topo