Fifa, Uefa e Federação Polonesa entram em acordo

Dirigentes da Fifa e da Uefa se reuniram nesta sexta-feira (10) com representantes do governo polonês para finalizar os detalhes do acordo para restaurar a ordem na Federação Polonesa de Futebol (PZPN – sigla em polonês).

No final do mês de setembro, o governo da Polônia interveio na PZPN, após seguidos escândalos de corrupção no futebol do país. Depois de ameaças de punição da Fifa e da Uefa, o governo decidiu voltar atrás e reinstaurar a cúpula da PZPN, comandada por Michal Listkiewicz.

Em nota oficial, a Fifa divulgou que a irá, juntamente com a Uefa, ajudar o ministério dos esportes da Polônia a monitorar o futebol no país “para ajudar na luta contra as atividades criminosas no futebol e em volta dele.”

Segundo o acordo entre as entidades, uma nova eleição acontecerá no dia 30 de outubro para definir o futuro presidente da PZPN. Quatro pessoas estão cotadas para substituir Litkiewicz: os ex-jogadores Zbigniew Boniek e Grzegorz Lato, o atual secretário-geral da PZPN, Zdzislaw Krecina, e Tomasz Jagodzinski.