Fifa “rifa” festa dos brasileiros

Genebra – A comemoração da seleção brasileira na final da Copa do Mundo irritou a Fifa. Dirigentes da entidade alegam que, ao mostrar mensagens religiosas após a final, o Brasil feriu as regras estabelecidas. Diante do comportamento da seleção, a Fifa estaria estudando formas de restringir ainda mais que o futebol se torne palco para a propaganda religiosa ou política. Com mais de 200 países filiados, de todas as etnias, regimes, religiões e credos a Fifa teme que o futebol se torne uma vitrine para esses grupos.

“A comemoração do Brasil surpreendeu a Fifa. Se a seleção campeã do mundo adotou essa postura na final da Copa, desrespeitando a regra, é sinal de que necessitamos medidas mais duras para coibir tal prática”, revelou um assessor da entidade.

Segundo as regras da Fifa, as camisas por baixo do uniforme não podem conter mensagens, exceto no caso de referências à família do jogador. “Isso é algo até divertido, mas a entidade, neutra em assuntos políticos, não pode aceitar que outro tipo de recados sejam passados”, afirmou o funcionário da Fifa. Para deixar os dirigentes da Fifa ainda mais irritados, os jogadores da seleção escreveram suas mensagens, como “100% Jesus”, no próprio uniforme da equipe. “A comemoração de gol ou vitória é um dos momentos mais bonitos do esporte, mas deve haver limite”, disse o assessor.

Voltar ao topo