enkontra.com
Fechar busca

De Letra

Copa 2014

Fifa fará esta semana o sorteio dos grupos do Mundial

32 seleções conhecerão seus adversários e também os locais onde irão jogar

  • Por Ricardo Brejinski

A Copa do Mundo já vai começar. Na próxima sexta-feira, na Costa do Sauípe, na Bahia, a Fifa irá sortear os oito grupos da competição e, assim, as 32 seleções conhecerão seus adversários e também os locais onde irão jogar.

Amanhã, a entidade máxima do futebol irá divulgar os quatro potes em que as equipes participantes serão colocadas. Em cada pote, estarão oito seleções. Exceto o primeiro pote, que já está definido com os oito cabeças de chave – Brasil, Argentina, Colômbia, Uruguai, Alemanha, Bélgica, Espanha e Suíça -, os outros três ainda são desconhecidos.

No entanto, seguindo a lógica, baseado nas Copas anteriores, um pote deve contar com oito representantes europeus – Bósnia, Croácia, Grécia, Holanda, Inglaterra, Itália, Portugal e Rússia; outro com os cinco times da África – Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana e Nigéria , mais dois sul-americanos – Chile e Equador – e, possivelmente, o pior europeu no ranking da Fifa, no caso a França, que ainda pode ficar em um pote separado.

Por fim, fecham o último pote os quatro times da América do Norte e Central – Costa Rica, Estados Unidos, Honduras e México -, além dos quatro classificados pelas eliminatórias asiáticas – Austrália, Coreia do Sul, Irã e Japão.

Outra possibilidade seria os potes serem divididos por meio do ranking da Fifa de outubro, assim como foram definidos os cabeças de chave. Porém, é algo muito remoto, uma vez que, desta forma, misturaria mutas seleções de várias continentes, o que já direcionaria bastante o sorteio, pois, com exceção da Europa, não é possível que duas seleções do mesmo continente se enfrentem na fase de grupos.

Ao Velho Continente, a única proibição é que a França não caia no mesmo grupo de cabeças de chaves europeus, para evitar três países locais no grupo. Assim, os campeões mundiais de 1998 cairão, obrigatoriamente, no grupo de Argentina, Brasil, Colômbia ou Uruguai.

Assim, é possível que aconteçam os chamados “grupos da morte”. Por exemplo, com Brasil, Itália, França e Japão ou Argentina, Holanda, França e Estados Unidos. Outra possibilidade seria um outro com Alemanha, Itália, Costa do Marfim e Coreia do Sul, como também um grupo que, na teoria, não assustaria ninguém, como Suíça, Bósnia, Equador e Irã ou Uruguai, Grécia, Argélia e Honduras.
Partem dos potes da Fifa os primeiros sinais de quem terá mais chances de ser o campeão do mundo de 2014.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas