Fifa fará acareação entre Zidane e Materazzi

Roma – O zagueiro italiano Marco Materazzi vai prestar depoimento hoje sobre o caso da cabeçada que recebeu de Zidane na final da Copa do Mundo, no último domingo, em Berlim. O jogador, que assim como o francês está sob investigação da Fifa, pediu para ser ouvido o mais rápido possível.

?Conseguimos que Materazzi vá até lá na sexta-feira, como ele queria?, afirmou um porta-voz da Federação Italiana de Futebol (FIGC). O jogador também terá de participar de uma acareação junto com Zidane. A Fifa tomou a decisão ontem, um dia depois que Zidane, em entrevista, disse que o italiano havia ofendido sua mãe e sua irmã – o que Materazzi nega – e pedido que o italiano, pela provocação, também fosse punido.

Materazzi já admitiu ter feito ofensas ?que se ouvem em qualquer estádio? contra o francês antes de ser agredido, aos cinco minutos do segundo tempo da prorrogação. Zidane foi expulso e a Itália venceu a partida por 5 a 3, nos pênaltis, após empate por 1 a 1. Mesmo com Zidane anunciando sua aposentadoria, a Fifa resolveu abrir investigação e ameaça inclusive cassar a Bola de Ouro que ele recebeu como melhor jogador da Copa.

?Como parte do processo, Zinedine Zidane terá o direito de ser ouvido pelos representantes do comitê disciplinar, o que deve acontecer no dia 18 de julho?, disse comunicado da Fifa. ?Materazzi também poderá responder ao mesmo processo. E ambos os jogadores terão que enfrentar no dia 20 de julho uma acareação na sede da Fifa, em Zurique.?

Xingar a mãe

A polêmica sobre a cabeçada de Zidane em Materazzi ganhou mais um capítulo ontem. Segundo o jornal La Gazzetta dello Sport, o francês teria xingado a mãe do juiz uruguaio Jorge Larrionda, que apitou a partida entre França e Portugal, pelas semifinais da Copa.

De acordo com o diário esportivo italiano, Zidane utilizou seus conhecimentos de espanhol – ele jogou no Real Madrid – para insultar o árbitro uruguaio. ?Para dizer a verdade, poucos se deram conta, mas durante a semifinal vitoriosa contra Portugal, o gênio francês insultou o árbitro Larrionda?, comenta o texto do jornal. ?Ele o ofendeu em espanhol com o mais clássico dos insultos: ?filho da p…??, acrescentou. Nesta partida, a França venceu Portugal por 1 a 0 e garantiu a vaga na final.

Voltar ao topo