Copa 2014

Fifa diz que obras na Arena estão dentro do prazo

O secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke, deu “cartão verde” para a preparação de Curitiba, a fim de receber a Copa do Mundo de 2014. Em sua primeira visita à Capital, ontem, o dirigente se mostrou satisfeito com o que viu. Valcke, por exemplo, rasgou elogios à Arena da Baixada e disse que as obras do estádio estão dentro do cronograma previsto para que a entrega seja feita até dezembro do ano que vem. “Não há preocupação. É um estádio fabuloso e as obras estão caminhando bem e em tempo. Elas correspondem e atendem os quesitos da Fifa. Estou gostando. Cabem 45 mil pessoas e o estádio fica perto do gramado, como eu gosto. O teto retrátil é um bom investimento para o futuro. Estou impressionado”, resumiu.

Porém, para a finalização das obras, é necessário a liberação dos recursos de aproximadamente R$ 131 milhões por parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES). Após a ida do presidente do Atlético e da CAP S/A, Mário Celso Petraglia, à CPI das Obras da Copa, instalada na Assembleia Legislativa, o que ocorreu na semana passada, governo estadual e Prefeitura de Curitiba, via a Agência de Fomento, aceleraram o encaminhamento burocrático para que o BNDES possa começar a liberar os recursos. Existe a expectativa de que a primeira parcela do empréstimo possa ser liberada até o final do ano.

Jérome Valcke revelou, durante a visita a Curitiba, que ouviu informações positivas em relação ao financiamento das obras. “Houve uma reunião excelente entre o governo e a prefeitura sobre os valores e recebemos boas notícias”, disse. Para completar, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou que ainda há muito trabalho pela frente, mas que as expectativas para a realização do evento, tanto em Curitiba, quanto no resto do Brasil, são as melhores possíveis. “A Copa do Mundo é o evento mais importante do planeta e o mais esperado. A responsabilidade é muito grande e com o trabalho integrado da Fifa, do COL, dos governos federal e estadual e da prefeitura realizaremos a Copa dentro do esperado”, ponderou.

Perguntado se temia algum atraso no prazo, para entrega das obras da Arena da Baixada, Jérome Valcke foi categórico em dizer que o cronograma em Curitiba deverá ser cumprido e que o trabalho em conjunto de todos os envolvidos será importante para a solução de possíveis obstáculos que possam surgir neste período. “O cronograma está sendo cumprido. Ainda temos bastante tempo. Se não ficar pronto em dezembro do ano que vem (2013) vamos enfrentar os obstáculos da maneira que eles forem surgindo. Estamos monitorando todas as cidades e Curitiba está com cartão verde”, concluiu Valcke.

Confira as declarações no vídeo.