A Fifa convoca seus principais cartolas para uma reunião de emergência no dia 20 de julho para iniciar o processo de eleição de um novo presidente. Nesta quinta-feira, a entidade anunciou que marcou um encontro do Comitê Executivo da Fifa, no que seria o ponta pé inicial da transição.

continua após a publicidade

Joseph Blatter, presidente da Fifa, anunciou que renuncia ao seu cargo de presidente. Mas indicou que se manteria no comando até que novas eleições sejam organizadas. Isso, segundo a entidade, ocorreria entre dezembro de 2015 e fevereiro de 2016.

Na agenda da reunião do dia 20 de julho, os cartolas terão de aprovar a agenda da transição, assim como a reforma que Blatter quer implementar.

Entre os cartolas que fazem parte do Comitê Executivo está Marco Polo del Nero. No encontro há duas semanas, porém, o presidente da CBF abandonou a Fifa antes do final do Congresso e retornou ao Brasil.

continua após a publicidade

Nesta quinta, o Parlamento Europeu aprovou uma resolução pedindo que um presidente interino seja nomeado e que o suíço deixe imediatamente o cargo. Para os deputados, a credibilidade da Fifa foi “seriamente afetada” e apelaram às federações nacionais que escolham de forma interina um novo presidente até que as eleições sejam realizadas.