A Fifa divulgou um comunicado na manhã desta terça-feira para confirmar que quatro mulheres se candidataram a um posto no Comitê Executivo da entidade. A eleição que definirá os membros do órgão irá ocorrer nos dias 30 e 31 de maio, durante congresso nas Ilhas Maurício, e as candidatas concorrerão a um mandato de quatro anos.

continua após a publicidade

Foram indicadas quatro candidatas de quatro diferentes continentes. Uma delas é a vice-presidente da Confederação Asiática de Futebol, Moya Dodd, que ainda contará com a companhia de Sonia Bien-Aime, da Concacaf, Lydia Nsekera, da Confederação Africana de Futebol, e Paula Kearns, da Confederação da Oceania, nesta eleição.

As indicações de quatro mulheres feitas por quatro diferentes confederações do futebol mundial acontece depois de o presidente da Fifa, Joseph Blatter, ter proposto, em congresso de 2011 da entidade, a presença de um integrante do sexo feminino no Comitê Executivo.

Ao anunciar as candidatas, a Fifa também destacou que em seu último congresso, em 2012, foi aprovada por votação a revisão dos estatutos do organismo que controla o futebol mundial e também a nomeação de um membro do Comitê Executivo que representasse os interesses do futebol feminino.

continua após a publicidade

Entre as quatro candidatas confirmadas nesta terça, Lydia Nsekera, presidenta da Associação de Futebol do Burundi, membro do Comitê de Futebol Feminino e da Copa do Mundo de Futebol Feminino e do Comitê Organizador dos Torneios Olímpicos de Futebol, já havia sido nomeada também como membro cooptado do Comitê Executivo da Fifa desde o congresso do ano passado.