Luiz Ferraz, Ricardo Brejinski, Miguel Locatelli e Cristian Toledo

continua após a publicidade

Curitiba está na Copa do Mundo. A decisão será anunciada oficialmente às 15h pelo secretário-geral da FIFA, Jerôme Valcke, em uma entrevista coletiva em Florianópolis, onde acontece a partir de hoje o congresso técnico do Mundial. O governador Beto Richa e o prefeito Gustavo Fruet foram chamados no início da noite de ontem para uma reunião na capital catarinense, mas ambos já foram informados que a Arena da Baixada vai receber os quatro jogos marcados para o estádio: Irã x Nigéria (16/06, às 16h), Honduras x Equador (20/06, 19h), Espanha x Austrália (23/06, 13h) e Argélia x Rússia (26/06, às 17h).

Quase um mês depois de o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, constatar um atraso preocupante nas obras da Arena da Baixada e dar um ultimato aos organizadores do Mundial na capital do Estado, o consultor de estádios da Fifa, Charles Botta visitará hoje de manhã o canteiro de obras do estádio atleticano e, no final da tarde, Valcke anunciará a confirmação de Curitiba na Copa. Quando entrar no estádio, Botta verá a Arena com novos contornos que serão suficientes para convencer a Fifa a manter a capital paranaense como uma das sedes da principal competição esportiva do Mundo.

A retirada de Curitiba da rota da Copa do Mundo seria um desastre para a cidade que, no início das obras de todos os estádios, tinha o palco mais adiantado e que, na teoria, seria o primeiro a ficar pronto. Além de todos os recursos públicos investidos para a realização do Mundial em obras do estádio e mobilidade urbana – em torno de R$ 2 bilhões -, pagaria uma multa à Fifa nos contratos firmados para ser uma das sedes dos jogos.

continua após a publicidade

Anteontem, nas redes sociais, notícias vindas de jornais da Europa davam conta que Curitiba estava fora da Copa do Mundo de 2014. Porém, a informação foi desmentida logo em seguida por Jérôme Valcke, que pelas redes sociais, garantiu que qualquer decisão sobre Curitiba será anunciada somente hoje. “Conforme anunciado várias vezes, a decisão sobre Curitiba ocorrerá só dia 18. O resto é pura especulação por pessoas que querem criar boatos”, disse o secretário-geral da Fifa, pelo Twitter.

Desde o dia 21 de janeiro, quando a comitiva da Fifa visitou o canteiro de obras da Arena, o estádio apresentou uma evolução substancial, sobretudo depois da criação do comitê gestor com integrantes da Prefeitura de Curitiba, do Governo do Estado e do Comitê Organizador Local (COL). A nova comissão, juntamente com a CAP S/A – sociedade criada para gerir as obras da Arena – definiu prioridades para a execução das obras de acordo com os pedidos feitos pela Fifa.

continua após a publicidade

As frentes de trabalho se concentraram na instalação do gramado, que está totalmente colocado, na instalação de cadeiras, que subiu de 2 mil para mais de 15 mil colocadas, e na finalização da cobertura Baixada. Porém, cumprir algumas metas estabelecidas só foi possível com a liberação da segunda parcela do terceiro contrato de financiamento da CAP S/A com a Fomento Paraná no valor de R$ 39 milhões, que garantiu caixa para a contratação de novos trabalhadores no canteiro de obras do estádio.

“Tudo aquilo que foi solicitado pelo Valcke (Jérôme) e pelo Botta (Charles) nós, do comitê gestor e da CAP S/A, conseguimos cumprir e fomos além. Tivemos avanço no gramado, que está totalmente instalado, na colocação de cadeiras, na cobertura e aumentamos o número de trabalhadores, que estão em serviço em dois turnos e algumas equipes estão atuando até às 22h. Em 15 dias fizemos um trabalho de dois meses e acredito que a resposta será positiva”, frisou na tarde de ontem o coordenador-geral da Copa no Estado, Mário Celso Cunha.

A confiança do secretário municipal da Copa do Mundo, Reginaldo Cordeiro, era ainda maior. “Acredito que o Charles Botta ficará surpreso com a evolução que aconteceu desde o dia 21 pra cá. Atendemos as expectativas e acreditamos na sinalização positiva, até pelas informações que estamos encaminhando ao pessoal da Fifa, temos certeza que a resposta será positiva”, concluiu Cordeiro.