Das estimadas 15 mil vagas para o programa de voluntariado da Copa do Mundo 2014 em todo Brasil, 936 devem ser destinadas à Curitiba. A oficialização de dados, procedimentos de inscrição e do programa Fifa no segmento ocorre na manhã de hoje, em Salvador, em evento organizado pelo Comitê Organizador Local do torneio (COL).

As inscrições para o programa de voluntários no Mundial vão ocorrer pelo site www.fifa.com. Um dos princípios do Comitê Organizador Local será o de valorizar fatores como a inclusão de pessoas com necessidades especiais e diversidade relacionada ao gênero, cor de pele, orientação sexual e idade.

De acordo com o secretário de Estado para assuntos da Copa do Mundo 2014, Mário Celso Cunha, aulas preparativas serão oferecidas aos aprovados no processo de seleção. “Os candidatos passarão por processo rigoroso de seleção. É uma prerrogativa da Fifa esse controle”, complementa o secretário municipal para assuntos da Copa, Luiz de Carvalho.

Conforme informações do site da Fifa, diversos setores farão parte do programa de voluntariado. Entre eles os de atendimento aos turistas, serviços de idiomas, transporte, mídia, segurança, protocolo e departamento médico.

As etapas de seleção envolvem situações pela internet e outras presenciais. O primeiro passo após a inscrição será a convocação para entrevistas. Todos os candidatos devem ter pelo menos 20 dias disponíveis para desempenhar trabalhos na Copa do Mundo. Não há previsão de ingressos de jogos aos voluntários.