Primeiro torneio de Masters Series da temporada de 2003, Indian Wells poderá colocar Gustavo Kuerten de volta ao grupo dos 15 primeiros do ranking e, assim, bem próximo de recolocar-se entre os dez, que é seu maior objetivo para este ano.

Com US$ 3 milhões em prêmios, a competição dá ao campeão 500 pontos no ranking mundial – lista de entradas – e como Guga não tem nada a defender esta semana, pois não jogou em 2002 por causa da cirurgia, um título faria o brasileiro pular mais de dezposições. Hoje, ele ocupa o 24.º lugar.

Disposto a aproveitar a oportunidade, mas sem pensar tão longe, Guga se diz concentrado no seu primeiro jogo, diante do croata Goran Ivanisevic, que pediu mais um dia de descanso para tentar recuperar-se de dores musculares. Agora, não há mais como adiar o jogo. Se o croata não quiser jogar terá de ser substituido por um “lucky looser”, pois o torneio tem chave de 64 jogadores e termina domingo, portanto, quem vencer terá de jogar todos os dias.

Com o calendário já apertado no seu segundo dia, Indian Wells terá uma “terça-feira gorda”. Além de Guga diante de Ivanisevic, num jogo definido como “interessante” pelos organizadores, com dois ex-campeões de Grand Slam – o brasileiro é tricampeão de Roland Garros e o croata campeão de Wimbledon – a rodada de hoje ainda prevê duelos sensacionais como Lleyton Hewitt – que domingo conquistou o seu primeito título da temporada de 2003 em Scottsdale – diante do marroquino Younes El Ayanoui, considerado uma espécie de “asa negra” para o australiano.

O poliglota El Ayanaoui, que conversa com os brasileiros em um português razoável, lembra que já venceu Hewitt em condições muito difíceis, como este ano no Australian Open, em Melbourne, e pode repetir o feito nos Estados Unidos.

Também Andre Agassi vai para a quadra, com o incrível retrospecto de 12 vitórias este ano e apenas uma derrota, para jogar agora com o ex-número 1 do mundo, Marcelo Ríos, que já venceu o norte-americano por duas vezes e perdeu apenas uma.

Brasileiros ameaçados

Com exceção de Gustavo Kuerten, esta semana confirmado na 24.ª posição, o ranking dos tenistas brasileiros já começa a ficar em situação perigosa. Só para se ter uma idéia, em Indian Wells, torneio de Masters Series, Guga foi o único a entrar direto na chave. André Sá e Fernando Meligeni tiveram de disputar o qualifying, enquanto Flávio Saretta desistiu da competição pelo fato de não entrar direto.

André Sá esta semana perdeu sete posições no ranking e é agora o número 78. Flávio Saretta, com as quartas-de-final de Delray Beach, subiu duas e foi para 86, enquanto Meligeni ocupa o 102.º lugar. Nestas colocações estes brasileiros correm o risco de não ganharem classificação para as chaves dos principais torneios, como de Masters Series.

Por sorte, para o Masters Series de Miami – que tem chave maior que Indian Wells – já coloca três brasileiros na fase principal, pelo fato de o ranking de inscrição ter fechado 41 dias atrás, quando Sá e Meligeni estavam dentro, e Guga até poderá ser cabeça-de-chave.

Se os tenistas brasileiros não tiverem uma rápida reação poderão até mesmo ficar fora do próximo Grand Slam, justamente o de Roland Garros, que costuma fechar a classificação em torno da 100.ª colocação do ranking.

continua após a publicidade

continua após a publicidade