FIA cria regras para esclarecer punições na Fórmula 1

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou, nesta quarta-feira (5), um pacote de regras que tem como objetivo tornar mais claras as punições a pilotos durante treinos e corridas da Fórmula 1.

A medida foi tomada após reunião do Conselho Mundial da entidade, em Paris, e surge depois de uma temporada em que as decisões dos comissários foram criticadas. Entre as ações mais polêmicas estão as punições a Lewis Hamilton no GP da Bélgica – por cortar uma chicane – e a Felipe Massa durante o GP do Japão, por chocar-se com o carro do inglês.

A partir da temporada de 2009, as decisões dos comissários serão publicadas detalhadamente no site da entidade. A FIA também promete tornar disponíveis ao público os vídeos que foram analisados para que os comissários tomassem a decisão de punir pilotos ou equipes.

De acordo com a entidade, os comissários nomeados por federações nacionais terão de passar por um período de experiência, tendo de participar de cinco corridas da temporada no papel de observadores. Na Bélgica, quando Lewis Hamilton foi punido e perdeu a vitória, um dos comissários era o queniano Surinder Thatthi, que exercia a função pela segunda vez na carreira.