A Prefeitura de Curitiba pretende superar a marca de 15 mil crianças atendidas durante o Festival de Férias de Verão, que termina amanhã. Na semana passada, foram atendidas 9.935 crianças de 6 a 14 anos em 45 espaços de lazer da cidade. ?O sucesso do festival é a diversidade de atividades que atraem crianças em diversos bairros da cidade?, afirma o secretário municipal de Esporte e Lazer, Raul Plassmann.
Nesta semana, foram iniciadas as atividades de natação no Centro de Esportes e Lazer da Praça Oswaldo Cruz, no centro. ?Vi na televisão que tinha a natação. Fiz a inscrição e estou nadando pela primeira vez?, disse Michel Correia de Sá, 10 anos. O menino, que mora no bairro CIC, entrou numa piscina pela primeira vez em sua vida. ?Achei superlegal a aula na piscina?, disse Ricardo Fagundes, 11 anos, que também nunca tinha nadado.
Segundo o professor de natação, Rui Macedo Júnior, é grande o número de crianças que não entraram em uma piscina. ?Muitos alunos estão tendo o primeiro contato com uma piscina. A intenção é que elas também se familiarizem com a natação?, disse o professor.
Outras novidades no festival são a escalada, tirolesa e rapel, que foram montados na Rua da Cidadania de Santa Felicidade. Organizada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer em parceria com a Defesa Social, as atividades com cordas atraíram muitas crianças. ?Dá um frio na barriga descer, mas é muito bom?, disse a menina Iasmin Strapasson, 9 anos, que descia de tirolesa.
Segundo a coordenadora de Esporte e Lazer da Administração Regional de Santa Felicidade, Mônica Hayasha, a diversidade de brinquedos e jogos recreativos e a segurança deixam as famílias tranqüilas. ?Muitas mães consideram seguro deixar os filhos aqui, que têm uma recreação acompanhada por profissionais de educação física?, disse.


