Festival de canoagem de Tomazina comemora 20 anos

Nos dias 15 e 16 a cidade de Tomazina, localizada no Norte Pioneiro do Paraná e conhecida por suas corredeiras e belezas naturais, sedia a 20.º edição do Festival de Tomazina de canoagem.

Neste ano, quando se comemora 20 anos do festival e 10 anos da Associação Tomazinense de Canoagem (Atoca), serão disputadas a Copa Brasil de Caiaque-Pólo e o Open de Canoagem Descida, além da última etapa do Campeonato Paranaense de Caiaque-Pólo e Canoagem Descida.

As provas serão realizadas na Prainha (Caiaque-Pólo) e no Parque Ecológico da Corredeira do Rio das Cinzas (Canoagem Descida). A canoagem foi o primeiro esporte a se desenvolver na região conhecida por abrigar os amantes por esportes radicais.

“Esperamos aproximadamente cem atletas, sendo as principais equipes: o Iate Clube de Londrina, São Pólo de São Paulo e Renegados de São Paulo. Também vale lembrar que o Festival de Tomazina é considerada a melhor festa do ano na região, movimentando cerca de quinze mil pessoas durante os três dias de evento”, contou João Emerson “Pantera” Kondo, presidente da Atoca.

O 20.º Festival de Canoagem de Tomazina será aberto com a realização do Concurso Rainha da Canoagem. O evento será realizado na quadra da Apae, a partir das 22h da sexta-feira.

Sábado, a partir das 9h, está prevista a largada da Canoagem Descida, com saída do Salto Santa Maria, início do percurso, e chegada na Prainha. Com intervalos de apenas um minuto, vence a prova o atleta que fizer o trecho em menos tempo. Após a Canoagem Descida, ainda no sábado, começam as disputas do Caiaque-Pólo, que se encerra no domingo.

A realização do evento é da Prefeitura Municipal de Tomazina, Federação Paranaense de Canoagem (Fepacan), Confederação Brasileira de Canoagem (CBCA) e da Associação Tomazinense de Canoagem (Atoca).