Festa para abertura dos 7.º Jogos Sul-Americanos

Começa oficialmente hoje a sétima edição dos Jogos Sul-Americanos – Brasil 2002. Com a realização de duas cerimônias de abertura – uma em Belém e outra no Rio de Janeiro – o evento vai reunir, no Brasil, perto de cinco mil pessoas, um recorde para os Jogos. A única ausência entre os 15 países integrantes da Organização Desportiva Sul-Americana (Odesur), será a Colômbia – que não aceitou o cancelamento de sua organização, decidido pela direção da Odesur, em virtude de as autoridades do país não terem dado as garantias de segurança necessárias para a competição.

No Rio, está programada a abertura dos jogos, a partir das 9h, no Palácio da Cidade, no Rio de Janeiro. Além dos tradicionais hasteamentos de bandeiras e execuções de hinos, ocorrerá a chegada da tocha sul-americana e o acendimento da pira. O evento contará com as presenças do Ministro do Esporte e Turismo, Caio Carvalho, do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, e do presidente da ODESUR, Antonio Rodriguez.

Um problema de última hora, vai complicar a festa em Belém. O local marcado para a abertura, o Estádio Olímpico, estará sendo utilizado para a primeira partida da final da Copa dos Campeões (Paysandu x Cruzeiro), e a cerimônia foi transferida para a Estação das Docas, centro de lazer localizado às margens da Baía do Guajará.

A cerimônia deve durar cerca de duas horas. Índios virão em canoas pelo Rio Guajará e farão o cerimonial do fogo. “Nós temos muito orgulho de nossas origens e a participação dos índios da tribo dos Gaviões demonstrará isso. O cerimonial do fogo dará à abertura um toque do Pará”, contou a coordenadora executiva regional do evento, Maria Goreti.

Em Belém, São Paulo e no Rio, as competições começam amanhã, com os torneios de atletismo, golfe, judô, lutas e vela.

Seletiva

Ontem foi dia de seletiva para a delegação brasileira de Canoagem. O técnico da seleção brasileira de canoagem, o polonês Zdzislaw Szubski, realizou ontem uma primeira seletiva para definir a equipe que entra na raia sábado. Sebastian Quatrim conquistou a vaga no K-1 nas distâncias 500m e 1000m. Já Fábio Demarchi foi escolhido para competir no K-1 200m. Hoje, serão definidos os outros integrantes da equipe brasileira que defende o Brasil na raia do Iguaçu.

Curitiba pronta para competição

Curitiba está pronta para o Sul-Americano – Brasil 2002. A capital paranaense vai receber 3 modalidades, entre os dias 3 e 11 de agosto. Com provas de canoagem, na raia olímpica do Parque Náutico Iguaçu; ciclismo, no Velódromo Municipal do Jardim Botânico, Parque Barigüi e BR 277; e as exibições de ginásticas rítmica e artística, no Ginásio do Tarumã, reunindo cerca de 300 atletas de dez países (Brasil, Antilhas Holandesas, Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela).

Todos os locais receberam melhorias na infra-estrutura de competição e atendimento ao público. Os investimentos recebidos pela cidade chegaram a R$ 1 milhão. “Reestruturamos todo o sistema de cabos das raias do Parque Náutico, adequando o local para provas de canoagem e remo”, informou o coordenador-técnico de Curitiba, Emílio Trautwein.

A maior reforma foi realizada no Velódromo do Jardim Botânico, que abrigará provas de ciclismo de pista, que vai receber até novembro R$ 320 mil, quando será construído um centro de treinamento, com alojamento.

A cidade conta com 680 pessoas – 480 profissionais e 200 voluntários -, distribuídos entre as áreas de transporte, operacional, hospedagem e alimentação, técnica, tecnologia, médica, comunicação, segurança, cerimonial e meio-ambiente.

Voltar ao topo