Festa de Sebastian Vettel pela pole position

É nessas horas que se percebe que um piloto é especial. Debaixo de uma chuva torrencial no circuito mais veloz da F1, nas mesmas condições que todo mundo, quem conseguiu a pole ontem em Monza foi Sebastian Vettel, um rapazinho de 21 anos que corre pela Toro Rosso, a antiga Minardi.

O alemão, já escalado para defender a matriz Red Bull no ano que vem, tornou-se o pole-position mais jovem da história da categoria. No ano passado, na sua única prova pela BMW Sauber, equipe que o tinha como piloto-reserva, já havia sido o mais jovem a pontuar na F1, com um oitavo lugar no finado GP dos EUA.

“É inacreditável, parece um sonho!”, repetiu Vettel várias vezes na primeira entrevista que deu, logo ao sair do carro. E foi mesmo. Porque Vettel deixou para trás todos os favoritos já na segunda parte da classificação, quando a chuva era muito forte. Três dos quatro primeiros colocados no campeonato não passaram dessa fase: Robert Kubica, da BMW Sauber, ficou em 11.º; Kimi Raikkonen, da Ferrari, em 14.º; e Lewis Hamilton, da McLaren, líder do Mundial, em 15.º.

O único dos favoritos à vitória e à taça de 2008 que escapou do vexame foi Felipe Massa. No fim do “Q2”, quando a vaca estava indo para o brejo porque a chuva apertava, conseguiu uma volta espetacular e se classificou na bacia das almas para o “Q3”, que reúne os dez mais rápidos e define a pole.

Na última parte do treino, o brasileiro conseguiu um modesto sexto lugar. Mas, diante das posições de seus rivais na luta pelo título, saiu no lucro. Terá a seu lado na terceira fila, em quinto lugar, outro novato que andou muito bem, Nico Rosberg, da Williams.

Nas duas primeiras filas, o único carro “grande” foi o de Heikki Kovalainen, da McLaren, segundo no grid. Atrás dele e de Vettel estão Mark Webber, da Red Bull, e Sébastien Bourdais, da Toro Rosso, outra grande surpresa do dia.

É a primeira vez na história da F1 que um carro com motor Ferrari que não é uma Ferrari larga na pole em um GP. A Toro Rosso usa os motores feitos em Maranello e anunciou neste fim de semana que vai continuar com eles em 2009. Há previsão de chuva para hoje, mais uma vez. A prova italiana, 14.ª da temporada, começa às 9h de Brasília e terá 53 voltas.