Manama, Bahrein – A temporada 2006 da Fórmula 1 começou do mesmo jeito que terminou a de 2005. Atual campeão da categoria, o espanhol Fernando Alonso venceu ontem o GP do Bahrein, a etapa de abertura do campeonato. A novidade foi o alemão Michael Schumacher, que largou na pole, brigou pela vitória e chegou em segundo lugar. Entre os brasileiros, Felipe Massa foi o 9.º colocado e Rubens Barrichello terminou na 15.ª posição.

continua após a publicidade

Depois de ficar longe das vitórias na temporada passada, Schumacher contou com a evolução da Ferrari e mostrou no Bahrein que pode brigar pelo título em 2006. Mas, por enquanto, Alonso tem o melhor carro (Renault) e continua dominando a Fórmula 1.

Na corrida de ontem, Schumacher largou na pole e dominou a prova até a 39.ª volta. Aí, Alonso foi mais rápido no pit stop e, na saída dos boxes, ultrapassou o alemão da Ferrari, assumindo a primeira colocação. Depois disso, o espanhol da Renault foi pressionado, mas manteve uma apertada vantagem até a linha de chegada.

O finlandês Kimi Raikkonen, outro favorito ao título da temporada, deu um show no Bahrein e completou o pódio, em terceiro lugar. Com problemas em sua McLaren no treino de classificação de sábado, ele largou em último lugar, mas fez uma prova de recuperação e mostrou que vai lutar para ser campeão.

continua após a publicidade

Já os dois pilotos brasileiros da Fórmula 1 tiveram um dia difícil, ambos estreando em novas equipes. Com a Ferrari, Massa largou em segundo lugar, mas rodou na 7.ª volta. Ele foi para os boxes logo em seguida, teve problemas na troca dos pneus e perdeu muito mais tempo. Assim, terminou a prova na 9.ª colocação.

Já Rubinho esteve sempre longe dos primeiros lugares, apesar de ter largado na 6.ª posição. Ao contrário do seu companheiro na Honda, o inglês Jenson Button (chegou em 4.º), ele teve problemas mecânicos no carro. Com isso, o brasileiro acabou na 15.ª colocação.

continua após a publicidade

Do Bahrein, a Fórmula 1 parte direto para a Malásia, onde acontece a segunda etapa da temporada, já no próximo domingo, no circuito de Sepang.

Turbulência atrapalha Massa

O piloto brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, não ficou satisfeito com o seu desempenho no Grande Prêmio do Bahrein, ontem, na etapa de abertura da Fórmula 1. Depois de largar em 2.º lugar, ele enfrentou problemas durante a prova e terminou na 9.ª colocação – o espanhol Fernando Alonso (Renault) foi o vencedor.

Os problemas de Massa começaram na 7.ª volta, quando ele perdeu o controle do carro e acabou rodando na pista. Em seguida, o brasileiro teve que entrar nos boxes e perdeu muito tempo na troca do pneu traseiro direito, ficando parado por mais de 46 segundos.

"Estava bem perto do Alonso, mas na hora em que encostei o pé no freio, o carro teve uma turbulência e eu acabei perdendo o controle", explicou Massa, após a corrida. "Depois, acabei perdendo mais uns 30 segundos nos boxes além do previsto. Acho que a sorte não estava do meu lado."

Mesmo com os problemas, o brasileiro conseguiu terminar a prova na 9.ª colocação. "Vamos trabalhar para fazer uma apresentação melhor na próxima corrida", prometeu Massa, que fazia sua estréia na Ferrari.

Câmbio derruba Barrichelo

Manama, Bahrein – Rubens Barrichello chegou ao Bahrein com boas expectativas para a prova de abertura da temporada 2006 da F-1. Era sua estréia na equipe Honda, ele conseguiu apenas a 15.ª colocação na corrida de ontem. Um problema na caixa de câmbio do carro atrapalhou o piloto brasileiro. "Fiquei desapontado com a forma como terminei minha primeira corrida pela equipe", admitiu Rubinho, que largou em 6.º lugar e começou a enfrentar o problema de câmbio no meio da prova. "Assim que fiquei sem poder usar uma das marchas, não deu mais para forçar e fiquei longe da zona de pontuação.?

Além da estréia ruim, Rubinho viu seu companheiro chegar em 4.º lugar no GP do Bahrein. "Jenson fez uma corrida brilhante, mostrando que podemos disputar as primeiras colocações", afirmou o diretor esportivo da Honda, o brasileiro Gil de Ferran.

"Tive problemas na largada e perdi algumas posições", explicou Button. "Mas, apesar de não chegarmos ao pódio, mostramos que somos bem competitivos."