Feito sob medida para Hamilton

A McLaren lançou ontem em Stuttgart, onde fica a sede da Mercedes-Benz, o seu novo carro para o mundial de F1 de 2008. A festa foi marcada por uma curiosidade numérica. O modelo é o MP4-23, que terá como principal piloto Lewis Hamilton com o número 23 na carenagem. E o inglês, ontem, fez 23 anos de idade. O finlandês, que assim como o inglês inicia sua segunda temporada na F1, foi inscrito com o 22.

?São apenas coincidências?, disse o chefe do time, Ron Dennis. ?Queremos agora deixar o passado para trás, esquecer tudo o que aconteceu em 2007, e lutar pelo título, olhar para a frente.? O dirigente referia-se ao escândalo de espionagem que tirou da McLaren, no ano passado, todos seus pontos no mundial e resultou numa multa de US$ 100 milhões.

A última colocação no campeonato resultou na numeração alta dos carros prateados, que também ocuparão, em todas as corridas, os últimos boxes no pitlane.

Tecnicamente falando, o novo MP4-23 tem uma distância entre-eixos um pouco maior que na última temporada, para melhorar seu desempenho em pistas que têm curvas longas de alta velocidade, um dos pontos fracos da equipe em 2007. Se, no ano passado, com um carro oito centímetros menor, a McLaren levava vantagem em certas pistas, como Mônaco e Hungria, agora a situação se reverte e as flechas prateadas devem andar bem em pistas de alta e seletivas, como Monza e Spa.

Além da distância entre-eixos, outra novidade é uma caixa de câmbio feita inteiramente em fibra de carbono, e uma aerodinâmica com mais curvas. Já o bico do carro continua seguindo o padrão dos últimos anos, estilo ?tamanduá?.

Visualmente, assim como o F2008 da Ferrari, apresentado no último domingo, o carro dos anglo-germânicos não difere muito do modelo utilizado no ano passado (as cores e patrocinadores são praticamente os mesmos), na prática as coisas são mais diferentes.

Voltar ao topo